O blog é um site alimentado periodicamente com informações sobre um assunto ou nicho de interesse. Ele pode ser vinculado a um domínio principal, no caso de e-commerces e e-business, ou ser um domínio único, no caso de blogs pessoais, por exemplo.
As suas publicações se organizam na página em ordem cronológica inversa, recebendo o visitante com as novidades sobre o tema abordado pelo blog e reforçando o seu caráter periódico. Assim, ele constrói uma relação mais dinâmica, recorrente e de fidelização com os usuários, aumentando as chances de retorno para acompanhar a atualização de conteúdos.
O blog oferece a possibilidade de interação e formação de comunidades a partir de componentes como campos de comentários e avaliações. Além disso, as postagens podem contar com texto, imagem, infográfico, vídeo e quaisquer outras mídias para proporcionar a melhor compreensão do conteúdo e experiência ao usuário.
É um recurso muito utilizado para explorar palavras-chave informacionais e expandir o campo semântico e lexical de termos importantes para o público, como consequência, para o site. Assim, as chances de criar conteúdos relevantes, compartilháveis e potencializar o reconhecimento da marca aumentam.
Origem do blog
Blog é uma contração de “web log”, que significa “registro na rede”. É uma expressão cunhada em 1997 por John Barger, autor do primeiro blog da história, o Robot Wisdom. Anos depois, Peter Merholz surgiu com a expressão “we blog”, ou “nós blogamos”, o que culminou no termo utilizado até hoje.
A ferramenta como meio de comunicação se popularizou no início dos anos 2000 com a amplificação do acesso à internet pelo mundo e das comunidades online. Ela era muito utilizada como um diário virtual, onde os usuários compartilhavam suas experiências, além de servir como um ponto de encontro para quem queria ler e discutir sobre um mesmo tópico de interesse.
Nos dias atuais, o blog é um meio eficiente de construir a presença online e educar os usuários sobre temas específicos para tornar-se uma referência no nicho. Assim, é muito utilizado como um canal de marketing para atrair potenciais clientes.
Tipos de blog
Com o desenvolvimento de diversas plataformas para a criação de blogs, o acesso ao recurso foi facilitado, assim como o aproveitamento das suas funcionalidades para fins variados. Alguns tipos de blogs mais comuns são:
Blog pessoal
O blog pessoal se mantém com o propósito de servir como um diário online, no qual o autor deposita seus pensamentos, faz comentários sobre a vida, seus interesses ou passatempos. Os conteúdos podem discorrer sobre qualquer assunto, desde que o foco seja no autor e não na audiência.
Blog de nicho
Os blogs de nichos tratam de temas específicos a partir do desejo de um criador, mas também de uma comunidade que compartilha o interesse. Nele, são explorados o potencial informativo e de discussão sobre os tópicos.
São alguns exemplos de blogs de nicho:
- Lifestyle;
- Culinária;
- Cinema;
- Tecnologia;
- Moda;
- Literatura;
- Saúde física;
- Finanças;
- Pets;
- Hobbies.
Blog de empresa ou negócios
Usado por empresas, o recurso tem como objetivo conquistar o público-alvo ao produzir conteúdos relevantes ao segmento, auxiliando na criação de autoridade sobre o assunto. Nesse modelo, podem ser oferecidas informações técnicas, de conscientização ou de atração de potenciais clientes. Em muitos casos, o blog de negócios está vinculado a um domínio, como um e-commerce ou de prestação de serviços.