Core Web Vitals, UX e SEO: entenda as atualizações do Google!

Em Maio de 2020, o Google comunicou oficialmente a inclusão dos indicadores de Page Experience como um fator de classificação na página de resultados. O principal objetivo das atualizações é continuar garantindo que as pessoas encontrem resultados úteis e tenham uma experiência agradável em suas buscas. 

Posteriormente, a empresa anunciou quais seriam esses indicadores de UX, e a previsão oficial para a conclusão da atualização foi estipulada para maio deste ano. Os indicadores, basicamente, combinam as principais métricas já existentes na web e entre elas estão os Core Web Vitals.

Neste post, nos propomos a tratar essa atualização de forma objetiva, a fim de te ajudar a entender melhor o assunto e, assim, preparar o seu site para as possíveis mudanças a partir das atualizações. Vamos lá?

Core Web Vitals e Page Experience: entenda a relação!

os sinais de experiência na página, segundo o Google, englobando as core web vitals (LCP, FID e CLS) com mobile friendly, safe browsing, https e no intrusive interstitials

Os fatores da atualização do Page Experience nada mais são do que uma forma de garantir que o usuário está tendo uma boa experiência de navegação – algo que está intrinsecamente ligado à missão do Google

Entre os critérios a serem considerados pelo update estão as métricas do Core Web Vitals e diversos outros pontos da Experiência do Usuário, por exemplo: 

  • otimização para mobile;
  • segurança de navegação
  • protocolo HTTPS;
  • cumprimento das regras contra anúncios/banners invasivos.

Ou seja, podemos considerar o Core Web Vitals como uma parte importantíssima do grande guarda-chuva que é a atualização do Page Experience, um conjunto de métricas, critérios que serão avaliados e levados em conta na hora da classificação!

Core Web Vitals: o que são? Como irão impactar no SEO?

O Core Web Vitals é um cerne de diretrizes, que têm como objetivo aumentar a velocidade de carregamento e fornecer uma boa experiência ao usuário em sites do mundo todo. 

Apesar de parecer algo super inovador e até mesmo revolucionário, essa não é a primeira tentativa do Google nesse sentido. Podemos considerar o Core Web Vitals como mais uma ferramenta de otimização

Assim como utilizamos o Pagespeed Insights, Mobile Friendly Test e o Lighthouse, poderemos utilizá-lo para mensurar a entrega do nosso site de acordo com as expectativas do Google. 

Além de uma ferramenta, podemos também considerar o Core Web Vitals como um movimento que influenciará atualizações posteriormente. Devemos olhar para essas métricas como enxergamos o movimento da implementação do formato AMP, do Web.Dev e do Chrome UX Report, por exemplo.

De acordo com o comunicado oficial do Web Vitals é de conhecimento geral que até o momento o Google vem utilizando inúmeras métricas, o que dificulta o entendimento de pessoas que não possuem grande aparato técnico para acompanhar e interpretar cada uma delas. 

Com o CWV fica muito mais fácil corrigir os problemas de UX e WPO de um site, já que todas as métricas estão unificadas, tornando o acompanhamento mais efetivo e simplificado. 

Vamos ver cada uma das métricas isoladamente: 

Largest Content Paint (LCP)

largest contentful paint (LCP)

O LCP é uma métrica utilizada para medir o tempo que os maiores conteúdos visuais da página demoram para serem exibidos para o usuário. Ou seja, ele indica o momento exato em que o maior item do conteúdo é totalmente carregado, sem que o usuário precise rolar o scroll. Aqui estamos falando de imagens, textos ou vídeos. 

Segundo Google, para que o usuário tenha uma boa experiência de navegação, o LCP deve ser de até 2,5 segundos. Em nosso blog, temos um excelente conteúdo para você que deseja otimizar as imagens do seu site de acordo com as boas práticas indicadas pelo Google

Existe uma série de fatores que podem interferir na performance do site nesse sentido. Vejamos: 

Causas comuns de um LCP ruim: 

  • Baixo tempo de resposta do servidor (slow server response time): para solucionar o problema, otimize seu servidor, encaminhe os usuários para um CDN próximo, use versões de cache, use versões rápidas HTML em cache, estabeleça que as páginas exteriores sejam carregadas antecipadamente.
  • Bloqueio da renderização por JavaScript ou CSS (Render-Blocking JavaScript and CSS): para resolver o problema, reduza o tempo de bloqueio de CSS, minimize o CSS, ignore temporariamente CSS considerados não críticos, coloque seu CSS crítico inline (em apenas uma linha), reduza o tempo de bloqueio do JavaScript. 
  • Tempo de carregamento lento dos recursos (slows Resource load times): otimize e comprima imagens, deixe conteúdos importantes pré carregados, compacte arquivos de texto, tenha um servidor adaptativo e use cache.
  • Renderização do lado do cliente (client-side Rendering): nesse caso, resolva o problema usando um servidor que renderize o conteúdo do lado do cliente, use pré renderização.  

First Input Delay (FID) 

First Input Delay (FID)

Assim como o LCP, o FID também está relacionado à velocidade do site. Dessa vez, a mensuração é de quanto leva para que o conteúdo se torne visualmente renderizado. Ou seja, a partir do momento em que o usuário clica na SERP, quanto tempo demora para que o site esteja apto para ter seus elementos clicáveis e prontos para navegação e pesquisa? 

Todo o processo de carregamento dos elementos clicáveis da página precisa ser concluído em até 100 milissegundos, de acordo com as diretrizes do Google. Dessa forma, a experiência do usuário não é afetada negativamente. 

Para melhorar o LCP, é necessário otimizar o TTB do seu site. Em nosso blog, deixamos um conteúdo explicando em detalhes como realizar a otimização do TTB. Nessa página você pode visualizar as informações gerais do Google sobre como melhorar seu FDI

Cumulative Layout Shift (CLS)

Cumulative Layout Shift (CLS)

O CLS é o indicador que calcula a estabilidade do layout da página durante o carregamento. Ter um bom resultado CLS significa que seu usuário não passará por problemas como clicar em um elemento indesejado dentro do seu site pois o layout mudou de formação enquanto ele realizava o clique. 

Vale lembrar, portanto, que essa métrica não é relacionada ao tempo, mas sim a frequência e intensidade das mudanças na página. De acordo com os canais oficiais, conforme as alterações vão acontecendo, novos valores são adicionados à pontuação, tornando-a mais alta. Quando o upload é concluído, o valor total é adicionado à sua pontuação CLS. 

Podemos considerar um bom CLS aquele que tem valor menor que 0,1. 

Cálculo do CLS

Para calcular essa pontuação, o navegador leva em consideração o tamanho da janela de visualização do conteúdo e o movimento dos elementos instáveis na janela entre dois quadros renderizados.

A pontuação é um produto de duas medidas desse movimento: a fração de impacto e a fração de distância. Nos canais oficiais do Google você encontra explicações aprofundadas do cálculo

Causas comuns de um CLS ruim

  • Imagens mal dimensionadas; 
  • Propagandas, transições, animações e frames mal dimensionados;
  • Mudanças inesperadas de layout e conteúdo;
  • Web fontes que sofrem alterações;
  • HTML mal compactado que demora para carregar o layout.

O que podemos concluir da atualização do Core Web Vitals para o SEO?

Muitos sites já estão trabalhando para adequar suas páginas às novas diretrizes de UX, melhorando a velocidade do carregamento, tornando a navegação mais intuitiva, adequando a responsividade em smartphones e demais correções. 

No entanto, pelo andar da carruagem, a grande maioria dos sites ainda não se qualificariam positivamente nessas novas etiquetas. Mas aproveitamos para lembrar que nenhuma das últimas atualizações do Google relacionadas ao tempo de carregamento e/ou experiência do usuário causou um tsunami no ranking global.

Negligenciar as necessidades de correção pode significar quedas no tráfego orgânico e, consequentemente, no número de transações e receita. Mas isso não significa que o site todo irá cair. É mais provável que apenas algumas páginas caiam. De qualquer forma, fique de olho e atente-se às demandas do CWV de seus desenvolvedores e agências parceiras. 

Esperamos que esse conteúdo possa te ajudar a dar a devida atenção ao Core Web Vitals, considerando, inclusive, que oferecer uma boa experiência do usuário é ótimo não apenas para o SEO, mas sim para o crescimento do site em todas as esferas. 

Caso você ainda tenha dúvidas sobre esse conteúdo, deixe seu comentário e compartilhe conosco. Nossa equipe ficará feliz em te responder. Até mais!

Deixe um comentário

Posts relacionados