Guest Post: o que é, como fazer e quais suas vantagens em relação ao SEO?
Será que a máxima do “me diga com quem andas, que te direi em quem és” também vale quando o assunto é SEO? Se estivermos falando sobre guest post, com certeza!
Esse tipo de conteúdo – onde parceiros trocam publicações em seus respectivos blogs – se tornou um queridinho para os estrategistas em SEO, principalmente por conta de sua facilidade e potencial de resultado.
Mas como fazê-lo da forma correta e explorar o máximo dessa estratégia? É isso que eu, Mariana Bicudo, tripulante aqui da liveSEO, vou te ajudar a entender. Vamos lá astronauta?
Mas afinal, o que é o guest post?
O guest post nada mais é do que a troca de conteúdo entre parceiros que produzem artigos como convidados em blogs de outras marcas. Essa troca tem como propósito fundamental o fortalecimento do link building e da autoridade de ambos. Porém, é importante aplicar essa estratégia com qualidade e planejamento, para que ela ofereça todo o seu potencial ao domínio.
Esse tática funcionaria como chamar aquele amigo influente para convencer os outros que a sua ideia é a melhor opção para a próxima viagem em grupo. Se saísse de você, talvez ninguém concordaria, mas como ele é influente no grupo e gostou da sua ideia, tudo está resolvido. Um blog usa a influencia do outro perante ao Google para dizer um “Hey! Olha aqui, eu também sou uma autoridade, olha só quem confiou na minha expertise para falar sobre esse assunto!”.
Falando assim, parece até fácil criar diversos guest posts, movimentar seu blog e ainda garantir uma estrutura de backlinks incrível, não é mesmo astronauta? Mas a realidade pede um pouco mais de planejamento estratégico para que esse tipo de conteúdo realmente funcione. Vamos aprender como essa construção deve ser feita?
Como fazer um guest post?
Um conteúdo bem planejado e estruturado pode ser a virada de chave perfeita para construir sua autoridade na web, principalmente se ele estiver alocado no blog certo para seu nicho. Por isso, não tenha medo de investir tempo e conhecimento nele.
O guest post é, antes de tudo, um conteúdo com cunho informativo que busca potencializar sua autoridade com um empurrãozinho da autoridade do seu parceiro. Confira 4 dicas para fazê-lo da melhor forma possível:
Foque no conteúdo autentico e informativo
Antes de digitar qualquer palavra com foco em ranqueamento na web, lembre-se sempre do propósito do Google de “organizar as informações do mundo para que sejam universalmente acessíveis e úteis para todos.” A utilidade do blog é gerar conteúdo informacional, então nada de utilizar esse espaço para propaganda da sua marca!
Mesmo em um guest post, o foco aqui é demonstrar seu conhecimento sobre o assunto e como você, como autoridade, é capaz de responder às principais dúvidas do usuário sobre aquele tema. A linha de naturalidade dos conteúdos não pode ser ultrapassada, mantenha-se fiel ao propósito daquele espaço.
Utilize padrões que assemelhem seu texto ao restante do site
Os textos nesse blog tem imagens? Eles utilizam alguma assinatura de linguagem na despedida? Se utilizam de citações, intertítulos e exemplos? Então o seu texto precisa seguir essas diretrizes. Seu conteúdo não pode ser o ponto discrepante daquele site, ele precisa obedecer regras pré-estabelecidas de layout e construção para que o Google não o veja como um estranho no ninho.
Essas delimitações também valem para o conteúdo e a palavra-chave que serão abordadas naquela produção. Imagine os robôs do Google tentando entender a ligação entre um conteúdo sobre as últimas tendências da moda em um blog sobre ciclismo. A confusão tira a naturalidade da parceria e perde seu propósito de conteúdo certo no lugar certo!
Aposte em links externos e internos
A adição de links em um conteúdo é essencial para sua navegabilidade e relevância, afinal, com os topic clustes bem trabalhos, o Google entende que aquele conteúdo se encaixa na sua arquitetura de blog e aquela parceria foi muito bem elaborada.
Essa soma de outros links do blog também ajuda seu conteúdo a se tornar uma resposta ainda melhor para as dúvidas da audiência, afinal, você está oferecendo uma construção aprofundada de conhecimento sobre determinado assunto.
Incentive a interação com CTAs
Os CTAs, ou call-to-actions, são ótimas ferramentas para interagir com seu usuário durante o conteúdo e para garantir comentários no seu blogpost.
Ao decorrer do texto, aposte em chamas instigantes para os conteúdos que você está indicando (sendo eles do seu blog ou do blog parceiro para o qual está escrevendo) e ao final do conteúdo, aborde um questionamento convidativo para que eles deixem suas opiniões nos comentários. Com eles, é possível que você responda dúvidas e continue construindo sua autoridade como referência no nicho.
Conheça também nosso conteúdo sobre intenção de busca e estabeleça parâmetros mais focados para seu guest post!
Construção de autoridade com guest posts: cuidado com exageros!
Que o guest post é uma mina de ouro para a construção de autoridade na web nós já sabemos mas, astronauta, quais são os cuidados para que essa estratégia seja aplicada da melhor forma possível?
O Google muda suas métricas diariamente e, diferente do inicio do universo de produção de conteúdo para a web, é preciso levar em consideração um ponto bem especifico antes de disparar seus conteúdos. Preste atenção:
Evite a produção/parceria em escala! Se você já assistiu um de nossos webinars sabe que, apesar de o Google ser um robô, ele está constantemente tentando mimetizar o comportamento do usuário, e diferente da troca de links – que funcionava muito bem no inicio da produção de conteúdo para web, ele reorganizou as regras do jogo ao perceber que o PageRank – ou classificação de páginas – estava sendo manipulado.
Essa inteligência artificial por trás do buscador é bem espertinha e, por isso, links que não são naturais e fogem do contexto semântico daquele blog são ignorados e, em alguns casos específicos, penalizados.
A construção de autoridade não depende de inúmeros backlinks soltos e sem propósito pela web. Ela é alcançada por conteúdos que respondam as buscas do usuários com qualidade de estrutura e no lugar certo. Lembre-se disso na hora de explorar a constelação de blogs da web por seus próximos parceiros.
Entenda com os diversos materiais da liveSEO como o Google funciona e estabeleça estratégias mais assertivas com seus conteúdos!
Quais as vantagens do guest post para as estratégias de SEO?
Como já mencionei por aqui, os guest posts se relacionam, principalmente, com estratégias de link bulding e backlinks, mas aumentar as possibilidades em relação a sua presença online não melhora o potencial apenas desses dois objetivos. Conheça mais vantagens de adicionar os guest posts nas suas próximas estratégias de SEO:
Leva sua marca para mais usuários
A parceria certa pode fazer com que sua marca suba posições na SERP do Google e melhore consideravelmente sua autoridade dentro daquele nicho. Adicionar o nome da sua marca – ou o seu próprio nome – e um link importante em um dos blogs de referência do seu nicho pode mudar o curso da sua trajetória na web.
Você conhece o termo link baiting? Confira como ele pode te ajudar nos conteúdos de guest post aqui em nosso blog!
Melhora seu posicionamento e o tráfego orgânico
Se utilizar da boa reputação de um blog para melhorar a autoridade da sua marca não traz frutos apenas em relação ao nicho. Resultados reais podem seu alcançados, principalmente em relação ao posicionamento e ao tráfego orgânico do seu site. Afinal, quem aparece com qualidade recebe mais visitas qualificadas, não é mesmo?
Expande seus backlinks de forma positiva
Um site com backlinks de qualidade tem maior potencial de posicionamento nos primeiros lugares da SERP, e um planejamento de guest posts bem feito pode te levar ao topo das pesquisas do Google. Mas lembre-se: um backlink só oferece valor a sua marca quando feito de forma natural e bem constrída, links sem proposito podem inclusive causar um efeito totalmente oposto!
Aproveite para tirar suas dúvidas sobre off page com este conteúdo aqui do blog!
Beneficia também quem cede o espaço
O guest post é uma estratégia tão vantajosa que os dois lados saem ganhando resultados positivos.
O aumento de autoridade não cresce apenas para quem tem sua marca mencionada em um blog parceiro, quem convida também oferece espaço para autoridades aprimorarem seu conteúdo sobre os principais topic clustes daquele blog e alimentam sua expertise sobre o assunto. Um ciclo virtuoso ganha forma com os guest posts!
Aumenta o nível de confiabilidade do domínio
Essa é outra vantagem que chega para as duas pontas dessa estratégia! Quando um blog menciona a marca mais bela falada daquele nicho, ou quando um profissional de qualidade está adicionando conteúdos ricos em informação naquele domínio, a confiança no que está sendo dito cresce aos olhos do usuário e do Google. Essa troca estabelece ainda mais potencial para o T de “trustworthiness” presente no famoso EAT – expertise, authoritativeness and trustworthiness – ou autoridade, expertise e confiabilidade!
E aí astronauta? Ficou mais fácil entender o que é, como fazer e quais as principais vantagens do guets post para sua estratégia de SEO? Acredito que com essas informações e um bom conhecimento do seu nicho vai ficar fácil aplicar essas táticas no seu planejamento e colher os frutos de uma ideia bem estruturada!
Mas, antes de ir embora, que tal me contar o que achou do conteúdo? Vamos conversar aqui nos comentários e expandir juntos nosso conhecimento do universo SEO. Aproveitando a oportunidade de expansão, conheça também nosso post sobre conteúdo unicórnio.
Até a próxima!
3 respostas
Artigo muito informativo.
Guest post a bom strategia
aparentemente muito interessante vou ultilizalo e conhecê-lo melhor obrigado pela oportunidade