Reproduzir vídeo

Como definir um orçamento de SEO para seu e-Commerce?

Conteúdo
Conteúdo

Se você é o responsável pelo marketing da sua empresa e está pensando em investir em SEO para o seu negócio, provavelmente já se perguntou o quanto deve despender nessa estratégia. Afinal, o SEO não é o único que precisa dos seus investimentos, você deve apostar em tráfego pago, branding, social media e várias outras estratégias de marketing na sua marca.

Por isso, é muito importante saber como definir um orçamento de SEO para garantir a melhor utilização dos recursos da sua organização e, assim, usufruir de todos os benefícios que ele pode trazer com mais equilíbrio em relação às outras áreas do marketing. Quer entender como determinar o seu? Então, confira como foi o bate-papo sobre o assunto em nosso webinar!

Como identificar o momento certo para investir em SEO?

Antes de definir o orçamento para a sua estratégia de SEO, é preciso saber qual o momento certo para começar com esse projeto. Em marcas consolidadas que estão cada vez mais apostando no ambiente digital, o SEO é uma ótima técnica para fortalecer ainda mais a sua presença no mundo online, além de dividir de maneira otimizada os gastos com o tráfego pago.

O momento certo para começar a otimizar o seu site para os mecanismos de busca é quando você identifica a oportunidade de transformar digitalmente a sua empresa ou enxerga essa necessidade. Com um mundo cada vez mais digitalizado, quem não estiver com uma forte presença online, ficará para trás.

É importante lembrar que SEO não é apenas aumentar a sua visibilidade dentro dos mecanismos de pesquisa, mas, sim, acompanhar novas tendências do mercado, construir uma autoridade no ambiente online e oferecer uma experiência cada vez melhor para os seus consumidores.

Nesse ponto, o SEO entra como um componente super importante para o sucesso da transformação digital da sua marca, afinal, digitalizar uma empresa não se limita somente a ter uma presença online. É necessário contar com estratégias avançadas de otimização que garantem a melhor experiência dos usuários, algo que o SEO pode oferecer.

Como definir metas e objetivos para um planejamento eficaz?

A primeira coisa a se fazer é estabelecer metas e objetivos que sejam verdadeiramente alcançáveis, além de estarem alinhados com os objetivos gerais da marca. Elas também precisam ser mensuráveis, ou seja, você precisa conseguir quantificar e avaliar o progresso das metas ao longo do tempo.

Até por isso, é fundamental conhecer o seu desempenho orgânico anterior ao início do projeto de SEO, assim, você pode estabelecer metas de melhora em relação ao que havia anteriormente. Ferramentas como o Google Search Console e Google Analytics são essenciais nesse momento.

Para garantir o sucesso do seu projeto de SEO, também é muito importante que exista um bom trabalho em equipe, com vários times e stakeholders trabalhando de forma colaborativa, com eficiência e organização. O compromisso de ambas as partes com o projeto é outro ponto fundamental para o seu sucesso.

Por fim, podemos resumir que definir as metas e objetivos para um planejamento eficaz dentro do seu escopo de SEO exige:

  • Entender a importância do SEO para a transformação digital da empresa;
  • Definir metas que sejam mensuráveis;
  • Alinhar metas com os objetivos gerais da empresa;
  • Estabelecer prioridades e prazos;
  • Avaliar e realizar ajustes constantemente com base nos resultados.

Quais são os gatilhos motivacionais para fazer esse investimento?

Existem diversos gatilhos motivacionais que podem levar os empreendedores a tomarem a decisão por um investimento em SEO. Muitas marcas tomam essa decisão por pressão da concorrência, ou seja, ao identificarem concorrentes seguindo com esse tipo de estratégia, é importante não ficar para trás.

Além disso, com o SEO, você aumenta a visibilidade da sua marca nos mecanismos de busca, o que fortalece a sua autoridade e credibilidade na percepção do seu público. Estar bem posicionado organicamente também ajuda no aumento do tráfego qualificado do site, melhorando as conversões.

Por fim, um dos gatilhos motivacionais relacionados a essa decisão é atender as necessidades dos consumidores utilizando as estratégias de SEO, como uma melhora na experiência do usuário.

Como superar as dificuldades no processo de implementação do projeto?

Para convencer a sua equipe a implementar um projeto de SEO, é importante conscientizar todas as partes em relação aos benefícios desse tipo de estratégia e a necessidade dela para a digitalização da empresa. Nesse momento, é essencial utilizar dados concretos, relatórios de desempenho e cases de sucesso para ajudar na argumentação.

É importante ressaltar também que é preciso um compromisso de longo prazo com a estratégia, além da disponibilização de recursos adequados para o seu bom funcionamento, como capital humano dedicado, tanto de forma interna quanto externa.

Leia mais: Conheça as melhores ferramentas para monitorar a SERP

Como definir o orçamento de SEO para e-commerce?

A definição do orçamento de SEO para o seu e-commerce depende de uma análise cuidadosa e uma abordagem estratégica que ajudarão a chegar no melhor número. Ingrid Magalhães, líder de plataformas e canais digitais da Seara, cita que no caso dela, cerca de 20% da verba alocada para o desenvolvimento web é destinada ao projeto de SEO.

Além dos recursos destinados a parceiros externos, como agências especializadas em SEO, é importante destacar a importância de investir no capital humano interno para implementar e executar as estratégias. Para definir o seu orçamento, é fundamental também contar com metas bem definidas e métricas claras para ajudar na medição do retorno do investimento.

Por fim, esse orçamento deve ser flexível, ou seja, se adaptar com base nos resultados e mudanças que ocorrem no mercado, garantindo que o projeto de SEO continue dando um bom retorno no longo prazo.

Entendeu como definir o orçamento de SEO para a sua marca? Otimizar o seu site para os mecanismos de busca e criar conteúdos relevantes para os usuários é fundamental para a digitalização da sua empresa ser um verdadeiro sucesso.

E se quiser entender mais sobre como fazer análises do seu projeto, confira o nosso webinar sobre indicadores de um projeto SEO. Uma aula dada por nossos especialistas para te ensinar a analisar cada métrica conforme a etapa do seu escopo. Espero que tenha gostado do conteúdo. Até a próxima!

Lucas Maranho
Lucas Maranho
Fundador da liveSEO, Agência com foco em SEO que atende e já atendeu E-Commerces no Brasil, Espanha, Estados Unidos, Israel, Paraguai e Polônia, Chile, Colombia, México, desenvolvendo o SEO técnico e de conteúdo com foco em resultados orgânicos.
Especialistas participantes:

Arielli Miranda

Coordenadora de E-commerce

Com sete anos de atuação, aprendizado e experiência construída, me formei em Publicidade e Propaganda e me especializei em Gestão de Marketing e Propaganda. Trabalhando diretamente a frente de times multidisciplinares de e-commerce e marketing, com implantação e execução do inbound marketing, produção de conteúdo, planejamento e estratégia para e-commerce e desenvolvimento de produtos. Usando a gestão ágil de projetos como direcionador, atuo na geração de receita, captação e retenção de leads através de uma jornada assertiva e eficiente, focada em conversão, consolidação de marca e posicionamento de mercado.

Ingrid Magalhães

Líder de Plataformas da Seara

Sou especialista em marketing digital, e-commerce e desenvolvimento de plataformas, com formação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Telecomunicações. Atuo diretamente com UX, CRO, SEO, Cloud Computing, BOT, Aplicações e Features, buscando sempre oferecer soluções inovadoras e eficazes. Tenho experiência em tecnologia, consultoria e implantação de sistemas, além de amplo conhecimento em UX/UI, metodologias ágeis e capacitação de equipes. Finalista no prêmio nacional de mulher destaque em operação de e-commerce 2024, meu objetivo é usar as minhas habilidades para gerar resultados positivos nas plataformas e contribuir para o crescimento orgânico.

Lucas Maranho

CEO / Founder

Fundador da liveSEO, Agência com foco em SEO que atende e já atendeu E-Commerces no Brasil, Espanha, Estados Unidos, Israel, Paraguai e Polônia, Chile, Colombia, México, desenvolvendo o SEO técnico e de conteúdo com foco em resultados orgânicos.