No sentido literal, o termo “chave” vem do latim “clavis”, que se refere ao objeto usado para abrir fechaduras. Desde a Antiguidade, as chaves eram vistas como instrumentos essenciais para segurança e acesso, o que gerou uma extensão simbólica: algo “chave” passou a significar “essencial” ou “fundamental”.
As palavras-chave, por sua vez, estão presentes há muito tempo em contextos analógicos, antes da era digital. Na Biblioteconomia, por exemplo, eram usadas para classificar livros e organizar catálogos, facilitando a busca por temas específicos. Já na Linguística e na Literatura, eram usadas para sintetizar ideias ou conceitos centrais de um texto.
Essa contextualização é importante para embasar o que são palavras-chave na área que nos diz respeito: o SEO. Isso porque com o surgimento de mecanismos de busca, a palavra-chave ganhou um significado técnico e estratégico, que tem uma relação com a indexação e a sintetização herdadas da era analógica.
Neste conteúdo vamos falar o que elas representam na otimização dos motores de busca, quais são os tipos e como utilizá-las da melhor maneira. Aperte os cintos e boa viagem!
O que são palavras-chave no SEO?
Palavras-chave (ou keywords, em inglês) são termos ou expressões utilizadas para identificar os principais temas ou intenções de busca em um conteúdo. Elas são essenciais para entregar aos usuários as páginas mais relevantes na web de acordo com sua intenção de busca, funcionando como um intermediador entre a pesquisa e o resultado da SERP.
Assim, as keywords podem ser usadas estrategicamente nos conteúdos para apontar ao crawler do que se trata cada página — seguindo a ideia de sintetização anteriormente utilizada pela Linguística. A partir do momento que os algoritmos do Google identificam o assunto dessas páginas, eles as indexam e as categorizam em seu banco de dados de acordo com os termos mais adequados, de forma semelhante à que acontecia nas bibliotecas.
Com os conteúdos “etiquetados” por keywords específicas, os buscadores conseguem entregar o resultado mais adequado de acordo com a busca do usuário.
Esse é o momento de reforçarmos algo importantíssimo: SEO não é sobre keywords. SEO é sobre intenção de busca. É descobrir, com base em métodos, o que as pessoas querem saber no Google. É encontrar as perguntas para respondê-las da maneira certa. As keywords estão lá apenas para nos ajudar — SEOs e algoritmos — a entender os anseios dos usuários.
A intenção de busca por trás da keyword
Toda pesquisa começa com um propósito, uma necessidade, e todo pesquisador quer fazer algo com a informação encontrada – seja em uma enciclopédia empoeirada ou no maior buscador do mundo.
Realmente, os métodos de pesquisa se modernizaram, e a praticidade vem ganhando cada vez mais espaço. Porém, uma coisa é certa: a motivação, ou a intenção de busca, ainda é um fator que faz toda a diferença. Mas… como o Google entende a intenção de busca do usuário?
Quando submetemos uma query no Google, ou seja, uma solicitação de pesquisa, o algoritmo do Google mobiliza o conhecimento obtido nas infinitas querys anteriores. Esse aprendizado que acontece com o buscador ocorre de três formas distintas:
- Machine learning: o aprendizado da máquina. A máquina vai aprendendo regras a partir dos dados disponíveis e chega ao resultado sozinha;
- Deep learning: em um sistema de aprendizado profundo, a máquina utiliza algoritmos complexos para aprender uma área de conhecimento. É assim que o Google entende as palavras-chave que você não usou, mas estão relacionadas à sua busca;
- Processamento de linguagem natural: assim como o machine learning, esse processamento utiliza técnicas para encontrar padrões dentro de uma grande quantidade de dados e reconhecer uma linguagem natural. Por isso o Google não depende mais da utilização de palavras soltas, e compreende preposições e artigos.
O Google consegue “identificar” a forma como pensamos, o que desejamos encontrar nos resultados e em como organizar tudo isso. Para jogar de acordo com as regras do buscador, conhecer os tipos de keywords e suas classificações é super importante.
Leia mais em: “A intenção do usuário nas buscas do Google: diretrizes para Quality Raters“.
Quais são os tipos de palavras-chave para SEO?
Há algumas maneiras possíveis de se subdividir e categorizar as palavras-chave. Vamos falar especialmente de quatro delas, que são as mais relevantes:
- Intenção de busca;
- Abrangência de conteúdo;
- Temporalidade;
- Etapa do funil de vendas.
A primeira divisão é utilizada pelos criadores de conteúdo para entender o tipo de página a ser desenvolvida, a segunda nos ajuda a selecionar o recorte que faremos de um determinado tópico, a terceira permite avaliar a melhor estratégia de atualização de conteúdo, e a quarta é fundamental para saber quando e onde mencionar produtos.
Toda essa teoria está aí para tornar a estratégia cada vez mais eficaz, e deve ser utilizada de maneira integrada. Nada de observar apenas um desses aspectos na hora de criar conteúdos: o segredo está em olhar tudo ao mesmo tempo!
Classificando palavras-chave de acordo com a intenção de busca
Partindo da intenção de busca do usuário, ou seja, da motivação que ele possui ao procurar algo na internet, podemos dividir as palavras-chave em três categorias gerais:
Keywords navegacionais
Os usuários que acionam esse tipo de keyword querem utilizar o Google como meio específico de navegação para uma página já pretendida, específica. São buscas que têm um destino certo, como “Instagram”, “WhatsApp web”, ou “segunda guerra mundial wikipédia”.
Keywords transacionais
São termos que indicam uma intenção clara de realizar uma ação, geralmente relacionada a compra, contratação de serviço ou outro tipo de conversão. Essas palavras-chave demonstram que o usuário está mais avançado no processo de decisão e está pronto para agir, seja adquirindo um produto, solicitando um orçamento ou se inscrevendo em algo.
Alguns exemplos de keywords transacionais são “Comprar tênis de corrida online” e “Assinar Netflix”.
Keywords informacionais
As keywords informacionais são acionadas quando se deseja saber de algo, resolver problemas, tirar dúvidas – para além da intenção de compra. É o tipo mais utilizado em blogs para a construção de conteúdos que agreguem valor ao usuário e fortaleçam a presença online da marca associada, justamente pelo fato de entregarem informações relevantes.
Esses três tipos são muito conhecidos no SEO, no entanto, entende-se que sozinhos eles não são suficientes para determinar uma intenção de busca complexa. Sendo assim, o Google desenvolveu uma divisão que é ainda mais específica, e isso significa que, além de classificar a keyword entre navegacional, transacional ou navegacional, é possível categorizá-la em uma camada mais profunda da intenção de busca.
Tipos [mais] específicos de keywords de acordo com a intenção do usuário
A partir de uma análise mais detalhada, é possível definir se a palavra-chave deve apresentar uma resposta mais objetiva, mais completa, ou propor uma ação, por exemplo. Veja as principais classificações de acordo com essa ótica:
- Saber (Know): quando a intenção do usuário é ter uma compreensão mais aprofundada sobre um tema, precisa encontrar conteúdos que entreguem explicações mais completas. Isso pode incluir artigos, blog posts, e-books e vídeos instrucionais, que vão além do básico e apresentam uma análise mais extensa, cobrindo diferentes camadas do assunto.
- Simples saber (Know simple): a busca aqui é por respostas rápidas e diretas. O usuário deseja encontrar uma solução imediata, sem a necessidade de ler longos textos. Conteúdos como respostas diretas e snippets são ideais para atender essa demanda. Por exemplo, se alguém pesquisa “quantos estados tem o Brasil?”, o ideal é exibir a resposta de forma clara e objetiva: “26 Estados e um Distrito Federal”.
- Ação (Do): quando a intenção é realizar uma ação específica, a busca geralmente está relacionada a processos ou transações. Isso pode ser uma compra, como “comprar celular”, ou a execução de uma tarefa, tipo “como descongelar feijão”. Nessa categoria, o usuário quer um guia ou um local para realizar uma atividade, e o conteúdo precisa fornecer esse suporte de maneira prática e direta.
- Website: em buscas com intenção de localização, o usuário busca um site específico. Isso acontece quando se procura uma marca, empresa ou portal da web, como ao pesquisar “Spotify”. O objetivo é navegar diretamente para o site do streaming.
- Ir pessoalmente (Visit in person): em buscas relacionadas a locais, o usuário tem a intenção de visitar fisicamente um estabelecimento. A pesquisa pode ser sobre restaurantes, lojas ou serviços próximos, como “restaurantes italianos perto de mim”. O conteúdo adequado para esse tipo de busca geralmente inclui mapas, endereços e direções, facilitando a chegada ao local.
Com essas classificações em mãos, se torna possível, para o buscador, determinar se a resposta ideal para a pesquisa exige uma inspiração, uma informação, um vídeo, um passo a passo, um e-commerce ou um carrossel de imagens, por exemplo.
Classificando palavras-chave de acordo com a abrangência de conteúdo
Saber dividir as keywords de acordo com sua abrangência é especialmente útil quando a sua missão é criar um calendário editorial, por exemplo.
Nosso trabalho exige que o olhar esteja sempre voltado ao blog ou ao e-commerce por inteiro, e não a um post ou página específica. Todos os conteúdos que já existem ou ainda serão postados naquele ambiente web precisam ser coesos e coerentes. É aí que entra uma estratégia muito importante para emplacar conteúdos na SERP, os topic clusters.
Acredito que já deu pra entender como isso se relaciona com a divisão de palavras chave por abrangência, não? É a partir dos diferentes tipos de keywords que definimos onde inserir cada texto e como criar links entre eles. De acordo com a abrangência, as keywords se dividem em:
Keywords head tail
Chamamos “keywords head” aquelas palavras-chave mais curtas e amplas, normalmente compostas por um ou dois termos. Como características, destacamos o alto volume de buscas e a alta dificuldade de posicionamento consequente da alta concorrência. Alguns exemplos são: “SEO”, “Marketing digital” e “Viagem”.
Essas keywords são excelentes para posts pilares. Por sua natureza ampla, permitem explorar diversos aspectos do tema. Além disso, exigem uma estrutura em clusters para garantir que o conteúdo se destaque entre a concorrência. Isso significa que, para alcançar um bom posicionamento, a publicação precisa de um contexto sólido, proporcionado pelos posts satélites que ajudarão a estabelecer sua autoridade.
Keywords long tail
Em contraposição às keywords head, as long tail são longas e específicas, compostas normalmente por três ou mais palavras. Elas possuem menores volumes de busca e maior facilidade de ranqueamento, já que possuem menos concorrência. Normalmente são recortes mais especializados de um assunto geral, que são importantes para cobrir um assunto em sua totalidade.
Assim, são as mais eficientes para os posts satélites, visto que são mais aprofundados e se conectam com um assunto mais amplo. Além de serem mais “fáceis” de ranquear, elas atraem um público mais qualificado, com intenções de busca bem definidas e mais próximas da conversão. O tráfego segmentado gerado por esses conteúdos contribui para aumentar a autoridade do post pilar, que se beneficia dos links provenientes dos posts satélites.
Para saber mais sobre a utilização das palavras-chave head e long tail, confira nosso conteúdo “Topic Clusters: o que é? Conheça a estratégia e seu impacto no SEO!”
Classificando palavras-chave de acordo com a temporalidade
O termo a ser trabalhado tem “data de validade”? Esse é o tipo de pergunta que fazemos ao classificar uma keyword de acordo com a temporalidade. As subdivisões são:
- Keywords temporais: os conteúdos criados a partir de keywords temporais também são chama dos de “conteúdos noticiosos”, e estão relacionados intimamente com o momento em que são publicados. Alguns exemplos:“Praia BC no ano novo”
“Terremoto Haiti”
- Keywords sazonais: são aquelas cuja relevância é cíclica, ou seja, voltam a ser relevantes anualmente. Exemplos:“Tendências de moda 2025”
“Black friday”
“Decoração de Natal”
- Keywords evergreen/atemporais: o conteúdo “sempre fresco” é atemporal, e sua relevância não depende do momento em que será lido. São informações que sempre permanecem úteis. Exemplos:“O que é Topic Cluster”
“O que são palavras-chave”
“Como fazer SEO”
Dois desses três tipos são relevantes ao SEO: keywords sazonais e keywords evergreen. Tanto o conteúdo atemporal quanto o sazonal devem ser atualizados de acordo com as novas informações disponíveis, mas as atualizações são especialmente importantes no caso do conteúdo sazonal.
Classificando palavras-chave de acordo com as etapas do funil de vendas
A grande maioria dos conteúdos estão ou devem estar atrelados a uma jornada de compra. Para trabalhar em cada etapa de modo estratégico, é importante entender que tipo de conteúdo faz mais sentido produzir em cada momento. Veja os tipos:
- Keywords topo de funil: buscas distantes do universo do produto. O usuário está diante de um problema ou dúvida, mas ainda não conhece a solução específica. É uma procura exploratória por possíveis soluções. Exemplo: “Como ter uma alimentação saudável”.
- Keywords meio de funil: o usuário já vislumbra possíveis soluções para a dor inicial. Agora, explora a web em busca de validação. Exemplo: “Melhores airfryers custo-benefício”.
- Keywords fundo de funil: a necessidade de compra já foi identificada e a grande dúvida gira em torno do produto e suas características. Exemplo: “comprar airfryer [Marca] com desconto”.
Como escolher as palavras-chave certas para o seu negócio
Com tantos tipos de palavra-chave — só aqui falamos de 12 “subtipos” —, admitimos que escolher as mais adequadas para um site não é um trabalho tão simples assim. Para isso, é necessário seguir um processo que envolva estudo e método, além de ter um olhar estratégico para diferentes possibilidades. Separamos algumas dicas para você começar suas análises:
- Compreenda seu público e suas intenções de busca: identifique as necessidades dos usuários e determine quais são as principais intenções de busca em cada momento da jornada. Assim, você consegue definir quais são as keywords mais adequadas para serem trabalhadas em cada tipo de página (produto, categoria, blog, LP etc) e alcançar esse público de modo eficiente.
- Faça uma lista inicial de palavras-chave: reflita sobre termos que seu público utilizaria para pesquisar seus produtos, serviços ou conteúdos. Essa etapa é mais intuitiva, mas muito importante para seguir para o próximo passo, que é o uso de ferramentas apropriadas.
- Use ferramentas de pesquisa de palavras-chave: existem diversas ferramentas de SEO especializadas, inclusive para a análise de keywords. Alguns exemplos são Ahrefs, Semrush e Google Keyword Planner, que auxiliam a buscar termos populares, identificar palavras relacionadas e verificar o volume de buscas e a concorrência.
- Priorize volume de busca e dificuldade: escolha palavras com bom volume de pesquisa e menor dificuldade de ranqueamento, equilibrando tráfego e competitividade.
- Não se esqueça de inserir palavras de cauda longa: palavras-chave mais específicas são menos concorridas e atraem um público mais qualificado. Aposte nelas também para garantir uma taxa de conversão satisfatória, mesmo que o volume de busca mensal seja muito menor em comparação a uma head tail.
- Analise seus concorrentes: descubra quais palavras seus concorrentes estão ranqueando e identifique oportunidades ainda não exploradas. Ao identificar termos que são importantes para você, mas que seu concorrente está na sua frente, trace um plano de ação para aumentar sua participação no traffic share.
- Monitore e ajuste: após toda a análise e execução, é hora do monitoramento. Para isso, use ferramentas como Google Analytics e Google Search Console para avaliar o desempenho das keywords escolhidas e aprimorar sua estratégia continuamente.
Seguindo esses passos, você pode identificar palavras-chave que equilibram tráfego, relevância e potencial de conversão, maximizando os resultados do SEO.
Como usar keywords de modo eficiente no seu site
Após definir as palavras-chave mais adequadas para o seu site, é hora de colocar a mão na massa e aplicá-las de modo estratégico nas páginas. A verdade é que a melhor forma de usá-las é produzindo conteúdos otimizados para SEO, entregando informações relevantes e úteis ao usuário e inserindo os principais termos de modo contextualizado.
Assim, nossa recomendação é que elas sejam aplicadas em locais estratégicos. Veja algumas dicas:
Adicione no título da página (H1)
O título é um dos elementos mais importantes da página, pois resume de modo atrativo sobre o que a página diz respeito, facilitando o entendimento do buscador e do usuário. Utilize os principais temos de forma natural, garantindo que o título seja atraente e relevante para o leitor.
Exemplo:
- Palavra-chave: “como escrever blog post”
- Título: “Como escrever um blog post otimizado para SEO? Veja 10 dicas práticas!”
Explore o campo semântico nos subtítulos (H2, H3)
Os subtítulos estruturam a hierarquia dos tópicos, facilitando o escaneamento da página e contribuindo para uma experiência otimizada. Além disso, desempenham um papel importante na construção do campo semântico e lexical.
Nossa recomendação é incluir variações da palavra-chave ou termos relacionados nos subtítulos, organizando o conteúdo e reforçando sua relevância.
Utilize ao longo do texto de modo natural
Por mais que recomendamos aplicar em pontos específicos como o H1, o mais importante é que ela seja utilizada de modo natural. Distribua a palavra-chave principal e suas variações de forma natural no corpo do texto. Evite repetições excessivas (keyword stuffing), pois isso pode prejudicar a experiência do usuário e o ranqueamento.
Insira a palavra-chave:
- Nos primeiros 100 caracteres do texto;
- Ao longo dos parágrafos de forma orgânica;
- No final do texto, se possível.
Adicione no URL de modo amigável
O slug que compõe o URL pode — e deve — conter a keyword em foco, de modo simples e amigável para UX. Para isso, deve ser objetivo e autoexplicativo.
Exemplo: “www.seusite.com/como-escrever-um-blog-post”
Trabalhe as palavras-chave em meta tags
Otimizar o meta title e a meta description pode proporcionar um aumento significativo de CTR, sendo essencial para atrair cliques nos resultados de busca. Por isso, utilize a keyword em foco no meta title e o campo semântico da meta description, assim, as chances de receber cliques aumentam muito!
Exemplo:
- Palavra-chave: “como escrever blog post”
- Meta title:”Como escrever blog post: confira um passo a passo completo!”
- Meta description: “Você sabe como escrever um blog post otimizado para SEO? Acesse e descubra as melhores práticas para fazer seu conteúdo ranquear nos buscadores”.
Essas recomendações podem te ajudar muito no ranqueamento do seu site, mas lembre-se de usar as keywords de modo natural! Não force a barra para “encaixar” em algum desses locais e tome cuidado com a densidade de palavra-chave. Para isso, trabalhe muito bem o campo semântico e as variações, a fim de criar um conteúdo rico e humanizado.
E assim finalizamos este guia sobre palavras-chave, reforçando que o mais importante por trás de qualquer técnica de SEO é e sempre vai ser a pessoa que está por trás da tela do mobile ou do desktop, navegando no seu site. Portanto, ter conhecimento sobre o que são keywords e como utilizá-las no seu site da melhor maneira implica em respeitar as diretrizes do Google e caminhar lado a lado com a experiência do usuário.
Não se trata apenas de inserir palavras-chave de forma estratégica, mas de oferecer valor real, proporcionando informações claras, respostas completas e uma navegação intuitiva. Assim, o foco deve estar em ajudar o usuário, o SEO será uma consequência.
Para ter acesso a mais conteúdos de SEO, te convidamos a explorar nossa órbita e ler outros conteúdos relacionados. Falamos de SEO de modo descomplicado, com assuntos que com certeza vão te interessar.
Nos vemos na próxima viagem!