Reproduzir vídeo

Aprenda a aplicar UX no Conteúdo SEO e encante seu usuário

Conteúdo
Conteúdo

Você tem escrito para pessoas ou para agradar o Google? Trouxe essa provocação hoje, porque se a sua resposta foi agradar o Google, você ainda não entendeu o propósito principal dessa enterprise.

Nós estamos na era da experiência do usuário – UX, para os íntimos – e isso é um fato. Não só no que diz respeito ao SEO, mas tudo que consumimos tem sido otimizado para melhorar a forma como as pessoas lidam com sites, aplicativos e, até mesmo, produtos.

Por trás de um design, sempre existe um humano pensando na melhor forma de embalar seu ketchup, por exemplo, mas o mais importante: esse ser humano também pensa em como será sua experiência ao despejá-lo na pizza…

Você sabe, eu sei e todos eles sabem que hoje uma pessoa é conquistada pela antecipação de suas dores, pelo suprimento de seus desejos e aquisição de uma experiência.

Portanto, quando falamos de UX estamos falando primeira e majoritariamente do usuário. Retomando o que dissemos no primeiro parágrafo, e, um diamante do SEO: se quer mesmo agradar o Google, faça para o usuário!

Imagem com diagrama de Venn representando a relação entre UX e SEO

Vamos entender juntos a relação do SEO com UX e como aplicar alguns modelos de encantamento no conteúdo?

UX — User Experience e seu impacto na movimentação da SERP

UX é a sigla em inglês para User eXperience – ou experiência do usuário, em bom português. Em outro momento, nós falamos da sua importância para o SEO como um todo, não apenas no conteúdo.

Já parou para pensar como muita coisa não é otimizada para quem tem a mão esquerda como dominante? Se você nunca percebeu isso, peça para um canhoto usar um abridor de latas e veja a alegria sumir dos teus olhos. O mundo, no geral, não favorece a experiência de um usuário assim.

Tudo isso significa que a UX de um abridor de latas não é boa para quem é canhoto. Com isso, muitas pessoas podem deixar de comprar um determinado produto enlatado porque sabe que será um verdadeiro karma ter que abri-lo.

Voltando para o planeta do SEO, se o seu site ou e-commerce não é pensado para o usuário, suas taxas de conversão podem cair. Afinal, não há motivo para alguém permanecer em uma página inacessível, lenta e confusa ou até mesmo em um post extremamente longo e que não agrega valor algum!

Por isso, os três pilares do SEO caminham lado a lado, aquilo que você faz no On Page e Off Page é uma integração que gera resultados positivos para a experiência do usuário, totalmente atreladas a suas reais intenções de busca.

Imagem com fundo branco e três colunas na cor preta com descritivo dos pilares do SEO.

Mas como o Google sabe que seu conteúdo – ou site – não fornece uma boa experiência ao usuário? Isso é fruto de muitos anos de atualizações e implementações de métricas. E por mais que muitas delas, isoladamente, não sejam de grande impacto, em sua soma podem ser bastante prejudiciais para a qualidade de um site, levando a penalizações ou no melhor dos casos ao topo da SERP!

Updates relevantes para a UX e o conteúdo

Esse fluxo de mudanças é constante no Google e existem alguns updates em especial que são relevantes e tem segmentado ainda mais as qualidade do conteúdo:

Imagem com linha do tempo com updates do Google relacionados a UX.

Google Hummingbird (2013)

O Google Hummingbird deu um passo importante para a busca no campo semântico, com essa atualização, o buscador passou a compreender melhor a intenção e o contexto por trás da busca.

O Hummingbird foi uma das principais atualizações do Google. E é claro que nós temos um post te contando tudo que você precisa saber sobre ela. De modo geral, seu foco é:

  • Passar a pensar em estratégias a partir das intenções de busca;
  • O conteúdo precisa mostrar o que os usuários buscam;
  • Aumentar a busca de keywords para incluir o contexto;
  • Evitar o keyword-stuffing;
  • Priorizar conteúdos de alta qualidade e personalizados.

BERT (2019)

O BERT, além de um personagem da Vila Sésamo, é uma das principais atualizações do Google. Assim como o RankBrain, ela busca entender a linguagem natural e fornecer informações mais precisas ao usuário aumentando a profundidade de um conteúdo, dando atenção a keywords de cauda longa e garantindo que a dúvida do usuário seja sanada, todos esses fatores com foco na escrita para humanos.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então leia nosso post sobre o BERT!

MUM (2021)

Em maio de 2021, o Google anunciou uma atualização que é similar ao BERT, mas com uma capacidade 1000 vezes maior: o MUM, ou Multitask Unified Model. A qual tem como principal objetivo melhorar ainda mais a jornada do usuário na sua busca por respostas.

  • Ajuda quando não há uma resposta simples;
  • É capaz de captar conteúdos em qualquer idioma e traduzi-los;
  • Usa IA de forma responsiva na pesquisa;
  • Entende pesquisas feitas em diferentes formatos.

Helpful Content Update

O Helpful Content vem como uma das principais atualizações de conteúdo dos últimos tempos, senão a principal. Assim como sua tradução do inglês já diz, o Google prioriza conteúdos realmente úteis para o usuário.

Agora, chegou o momento de te passar na prática alguns modelos para encantar através do conteúdo SEO, vem conferir os destaques do nosso webinar.

4 modelos de encantamento no conteúdo SEO

Tanto o conteúdo SEO e UX Writing são áreas bastante extensas e complexas, mas vamos te mostrar onde elas se conectam e como você pode otimizar seu site e blog para que seu usuário possa se sentir confortável nas pesquisas.

Ao longo das atualizações, vamos percebendo como a UX vem tomando uma grande importância nos conteúdos SEO, e voltando a década de 90 percebemos como desde então seu real propósito não mudou, pelo contrário, apenas se fortaleceu para melhorar cada vez mais a experiência do usuário.

Existem três pontos bastante importantes que ajudaram na evolução do Google:

  1. a evolução tecnológica;
  2. combate ao black hat;
  3. a mudança na forma como o usuário pesquisa;

Todos esses pontos, para melhorar a assertividade, fazem com que o Google nos entregue conteúdos cada vez mais próximos à nossa intenção de busca. E é nesse momento onde entram os modelos de encantamento:

Storytelling

O ato de contar histórias é importante para te ajudar a mostrar de fato o valor e não só o preço de um produto ou serviço, Afinal como uma frase que costumamos citar por aqui, “não compramos uma furadeira e sim, buracos nas paredes”.

Imagem de fundo branco com motivos para utilizar a técnica.

Vai muito além do valor numérico de um produto, diz respeito às sensações e sentimentos que ele traz. Ainda, o storytelling está muito relacionado ao Helpful Content, já que esse update diminui a incidência de conteúdos de baixa qualidade na SERP.

O update vem para nos mostrar como não adianta investir em conteúdos de forma massiva ou escrita por bots, já que existem IAs suficientes para entender um conteúdo feito por humanos.

Então, o que o storytelling é capaz de fazer?

  • Humanizar sua comunicação;
  • Criar laços emocionais com o usuário;
  • Aumenta chances de compartilhamento; e
  • Ativa lembranças e sensações.

Copywriting

O copywriting consiste em uma escrita persuasiva usada de maneira a convencer alguém a fazer alguma coisa. Dentro do cenário do SEO, por exemplo, implica em persuadir uma pessoa a clicar no link do seu e-commerce o que consequentemente aumentará o CTR do site. Além de que, pode ser usada para direcionar a pessoa a clicar em outro conteúdo de um blog, convencendo-a a continuar a leitura de outro conteúdo ajudando a retenção do cliente diminuindo a taxa de rejeição.

Imagem com as motivações para utilização da escrita persuasiva.

Para ter um texto de alta qualidade, a pessoa que o escreve precisa dominá-lo e o copywriting é uma ferramenta para isso, já que vai muito além da persuasão. A linguagem precisa ser simples, acessível, fácil e “floreada” a ponto de incompreensão por parte do cliente.

Sempre que possível insira listas em seus textos, pessoas adoram listas, principalmente as numeradas. Percebe a sensação de controle que elas nos trazem?

Guarde isso: Um bom copywriting direciona o público para a necessidade, alinha o conteúdo com a jornada do consumidor, considera a persona e suas dores, e finalmente, ajuda a manter o usuário no site!

Acessibilidade / UX

Acessibilidade e UX é um dos quatro pontos que talvez mais se relacione com o SEO. E existem alguns fatores de acessibilidade que podem ser uma virada de chave no seu conteúdo: texto escaneável, estrutura de links organizada, layout intuitivo, contraste de cores e tamanho de letras.

Imagem de fundo branco com os motivos para pensar na acessibilidade do conteúdo.

De forma sintetizada:

  • Lembre-se sempre de utilizar negritos apenas em lugares estratégicos e realmente relevantes. Escreva pensando na leitura em F dos usuários.
  • Uma estrutura de links organizada evita que o usuário se confunda com muitos conteúdos para acessar ou um excesso de informação visual. Insira os links no texto de forma sutil. O próximo ponto já traz uma perspectiva similar, pois precisamos ter cuidado com as cores e contrastes de letra dentro de um site.
  • Seus botões são intuitivos? O layout é responsivo e capaz de levar o usuário com facilidade onde ele deseja chegar? Pense sempre nesse ponto e tenha em conta.

Cada um desses pontos contribui para a satisfação do usuário durante sua jornada, a falta dele pode gerar uma alta taxa de rejeição

Conteúdo autêntico

A primeira coisa que devemos saber sobre o conteúdo autêntico é evitar em todas as circunstâncias plágio de outros conteúdos. Diversas vezes já trouxemos para o blog formas de produzir um conteúdo original e rico para seu site.

Imagem com quatro motivos para adotar a produção de conteúdo original.

Precisamos nos conectar com os usuários e entregar o valor rapidamente! Garanta que o seu conteúdo apresente ao usuário tudo que ele precisa saber, antes mesmo de realizar mais de uma busca.

Bom, por hoje é só. Você pode conferir outros modelos de encantamento para aplicar em seus conteúdos aqui no blog, e caso queira revisitar o webinar sobre UX e conteúdo basta acessar nosso canal no YouTube.

Até mais, astronauta!

Lucas Maranho
Lucas Maranho
Fundador da liveSEO, Agência com foco em SEO que atende e já atendeu E-Commerces no Brasil, Espanha, Estados Unidos, Israel, Paraguai e Polônia, Chile, Colombia, México, desenvolvendo o SEO técnico e de conteúdo com foco em resultados orgânicos.
Especialistas participantes:

Aline Rodolfo

Especialista em Conteúdo SEO

Especilista em conteúdo SEO, formada em Letras e pós graduanda em Branding. Atua como Coordenadora do time de Qualidade de Conteúdo, responsável por supervisionar as entregas textuais de mais de 150 projetos SEO na liveSEO.

Lucas Maranho

CEO / Founder

Fundador da liveSEO, Agência com foco em SEO que atende e já atendeu E-Commerces no Brasil, Espanha, Estados Unidos, Israel, Paraguai e Polônia, Chile, Colombia, México, desenvolvendo o SEO técnico e de conteúdo com foco em resultados orgânicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *