O Google Search Console é uma ferramenta do próprio buscador que traz informações sobre como um site desempenha na Pesquisa Google, como ele é indexado e rastreado, como está o seu tráfego orgânico, além de disponibilizar relatórios e funcionalidades importantes.
A própria ferramenta indica otimizações que podem ser feitas para melhorar o desempenho e oferece funções que permitem o envio de sitemaps, solicitação de indexação de páginas, ocultação de páginas temporariamente, informar o Google sobre migrações de site, dentre outras.
Ferramentas do Google Search Console
Conheça as ferramentas presentes no Google Search Console:
1. Desempenho nos resultados da pesquisa
Na subseção presente dentro da página de “Visão Geral do Desempenho”, é possível verificar o número de impressões, o total de cliques, o CTR médio e a posição média.
A ferramenta também permite segmentar essas informações por país, páginas, aspecto de pesquisa, dispositivos, consultas e outras queries.
2. Discover
Informações sobre a quantidade de vezes que um conteúdo foi visto, o número de cliques, entre outras sobre conteúdos presentes no Google Discover.
3. Indexação de páginas
A indexação é o método utilizado pelo Google para armazenar as informações das páginas de um site. Nessa seção, há um relatório sobre a indexação das páginas que mostra aquelas que já estão indexadas e os problemas que podem afetar esse processo.
4. Indexação de páginas com vídeos
Dados relacionados à indexação e ao rastreio de páginas de vídeo em seu site.
5. Sitemaps
Os sitemaps são mapas do site que orientam os rastreadores do Google durante o rastreio das suas páginas, facilitando a sua descoberta e a indexação dos conteúdos.
6. Remoções
Permite a remoção temporária de algumas páginas indexadas, sendo possível fazer os ajustes necessários na página.
7. Experiência da página
A seção de “Experiência da Página” conta com diversos indicadores que ajudam a entender como está sendo a interação do usuário com o site, analisando métricas que influenciam na sua percepção. Ela traz dados sobre lentidão no carregamento de páginas e outras instabilidades.
8. HTTPS
O protocolo HTTPS indica a segurança de um site para os usuários e, por isso, sites com esse protocolo tendem a ter um melhor posicionamento. Nessa seção, a ferramenta permite a verificação da criptografia do site e se ela está funcionando.
9. Métricas essenciais da web
As métricas essenciais da web, conhecidas também como Core Web Vitals, são uma série de fatores considerados importantes para a experiência do usuário na navegação dentro das páginas. Dentre elas, estão:
- Largest Contentful Paint (LCP): essa métrica mede o tempo de carregamento, com o número ideal abaixo de 2,5 segundos;
- Cumulative Layout Shift (CLS): avalia a estabilidade visual das suas páginas, sendo ideal mantê-la abaixo de 0,1;
- First Input Delay (FID): observa a interatividade das páginas e deve ser inferior a 100 milissegundos, substituída em 12 de março de 2024 pela Interaction Next Paint (INP).
10. AMP
As Accelerated Mobile Pages (AMP) são páginas projetadas especificamente para abrir rapidamente em dispositivos móveis. Com essa ferramenta do GSC, é possível verificar como estão as páginas AMP e se há problemas de otimização nelas.
Estratégias relacionadas
- Core Web Vitals: um guia completo dos indicadores;
- Guia sobre Breadcrumbs: aprenda mais sobre esse recurso;
- Ahrefs: saiba usar a ferramenta para busca de palavras-chave;
- Migração SEO para E-Commerces: um estudo de caso;
- Ferramentas de SEO para acompanhar alterações na SERP.
Verbetes relacionados
Referências
About Search Console. Disponível em: https://support.google.com/webmasters/answer/9128668?hl=en. Acesso em: 8 maio. 2024.
Como usar o Search Console. Disponível em: https://developers.google.com/search/docs/monitor-debug/search-console-start?hl=pt-br. Acesso em: 8 maio. 2024.