Guia fundamental para URLs amigáveis
Criar categorias descritivas e nomes de arquivos para os documentos em seu site não apenas ajuda a mantê-lo melhor organizado, mas também pode criar URLs mais fáceis e amigáveis para aqueles que desejam criar links para seu conteúdo. Os visitantes podem ficar intimidados por URLs extremamente longos e enigmáticos que contêm poucas palavras reconhecíveis.
Guia para iniciantes em SEO, disponibilizado no Google Developers.
Os URLs amigáveis são essenciais para a otimização de mecanismos de busca (SEO) e proporcionam uma melhor compreensão do conteúdo da página, tanto para os motores de busca quanto para os visitantes humanos.
Eu sou Sarah, Head de Conhecimento SEO aqui na live e vou com você explorar o que são URLs amigáveis, por que são importantes e como criar e manter URLs otimizados para melhorar a visibilidade, a usabilidade e o desempenho do seu site na web.
Vamos analisar as práticas recomendadas e oferecer dicas úteis para garantir que seus URLs sejam amigáveis, eficazes e contribuam para o sucesso online de sua presença na web.
O que é um URL amigável?
Um URL amigável, também conhecido como URL legível por humanos, é um URL (Uniform Resource Locator) que é projetado para ser facilmente compreensível e significativo para os usuários.
A estrutura do URL deve ser pensada de maneira a refletir o conteúdo da página da web ou o recurso ao qual ela se refere. Friendly URLs geralmente evitam caracteres especiais, números e códigos complexos, tornando-as mais fáceis de ler e lembrar.
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Características de um URL amigável
- Legibilidade: os URLs amigáveis são mais legíveis para os humanos, com palavras-chave descritivas que indicam o conteúdo da página;
- Relevância: a estrutura do URL reflete a hierarquia do site e a relação entre as páginas, o que é útil para os usuários e mecanismos de busca;
- Hifenização: as palavras no URL são separadas por hífens, o que melhora a leitura e a compreensão;
- Eliminação de Parâmetros Excessivos: evitam o uso excessivo de parâmetros dinâmicos, como números aleatórios, que não têm significado para os usuários.
URLs amigáveis são uma prática recomendada em web design e no SEO, pois contribuem para uma melhor experiência do usuário, facilitam a indexação pelos mecanismos de busca e podem impactar positivamente o tráfego do site.
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Qual a importância de URLs amigáveis para SEO?
Os URLs amigáveis desempenham um papel significativo em SEO (Otimização de Mecanismos de Busca) e oferecem vários benefícios para melhorar a visibilidade e o desempenho de um site nos mecanismos de busca.
Relevância em palavras-chave e melhora na experiência do usuário
Há certa controvérsia sobre palavras-chave em URLs serem um fator de ranqueamento ou não. Em janeiro de 2016, em um hangout da Central de Webmaster, John Mueller reconheceu que as palavras-chave no URL eram um fator de classificação, mas também alertou e minimizou o impacto delas para o usuário. Essa atitude do porta-voz do Google seguiu nos próximos anos.
“Acredito que seja um fator de classificação muito pequeno, então não é algo que eu realmente tente forçar. E não é algo que eu diria que vale a pena seu esforço para reestruturar seu site apenas para poder incluir palavras-chave no URL.”
John Muller, em hangout da Central de Webmaster.
Contudo, é fato que elas ajudam os mecanismos de busca a entenderem o conteúdo da página e a classificá-lo de acordo com os tópicos relacionados, garantindo mais assertividade no ranqueamento para uma busca específica.
Além disso, também melhoram a experiência do usuário, já que são mais fáceis de ler e entender para os visitantes do site. Ainda, tem mais propensão a serem compartilhadas, pois tem aparência confiável e atraente.
Indexação eficiente e hierarquia de estrutura otimizada
URLs amigáveis permitem uma melhor indexação, pois buscadores, como o Google, dão preferência para URLs amigáveis.
Segundo o Guia para iniciantes em SEO, disponibilizado no Google Developers, apesar de os rastreadores conseguirem ler URLs complexos, é importante dedicar um tempo a otimização. Nesse documento é afirmado que “o URL de um documento geralmente é exibido de alguma forma em um resultado da Pesquisa Google” logo “dedicar algum tempo para tornar seus URLs o mais simples possível é uma boa prática“.
Quando tratamos de URLs amigáveis, outro aspecto importante é que eles oportunizam uma melhor compreensão da hierarquia de um site e estrutura de páginas relacionadas. Isso ajuda a estabelecer relação entre as páginas e facilita a navegação. Segundo o mesmo documento:
“Torne o mais fácil possível para os usuários passarem do conteúdo geral para o conteúdo mais específico que desejam em seu site. Adicione páginas de navegação quando fizer sentido e inclua-as de maneira eficaz em sua estrutura de links internos.”
Guia para iniciantes em SEO, disponibilizado no Google Developers.
Resumindo, URLs amigáveis promovem uma melhor:
- relevância em palavras-chave importantes para a estratégia e intenção do usuário;
- experiência para o usuário;
- indexação para as páginas de um site;
- hierarquia de navegação.
Estrutura de URL: entenda a anatomia
A estrutura de um URL (Uniform Resource Locator) desempenha um papel essencial na navegação e na compreensão de como os endereços da web são organizados. Entender a anatomia de um URL ajuda a criar e manter links eficazes e compreender a hierarquia de um site.
Estrutura básica
Em uma estrutura básica para URL temos os seguintes componentes:
- Protocolo: indica como as informações serão transmitidas. Os protocolos mais comuns são “http://” e “https://” para acesso web seguro;
- Domínio: é o nome exclusivo do site, como “exemplo.com” ou “google.com”;
- Caminho: especifica a localização do recurso dentro do site, incluindo diretórios e subdiretórios. Pode ser uma representação hierárquica da estrutura do site.
Estrutura complexa
Para um URL complexo, podemos ter a adição de parâmetros e fragmentos de navegação. Entenda melhor:
- Query String (opcional): é usada para transmitir informações adicionais para a página ou aplicação web. É precedida por um ponto de interrogação “?” e consiste em pares chave-valor separados por “&”;
- Fragmento (opcional): serve para identificar uma parte específica da página, como uma âncora interna, e é precedido pelo símbolo “#”.
9 Práticas ideais de SEO para uma friendly URL
Além de definir uma palavra-chave em foco para garantir um melhor entendimento semântico para usuário e mecanismos de busca, há outras práticas importantes a serem adotadas na construção de um URL amigável. Veja
1. Defina o caminho do seu URL com uma palavra-chave em foco
A palavra-chave no URL desempenha um papel significativo na otimização de mecanismos de busca. Quando os mecanismos de busca rastreiam e indexam seu site, eles analisam a estrutura do link para entender o conteúdo da página.
Incluir uma palavra-chave relevante no URL ajuda os rastreadores a associar a página a consultas de pesquisa relevantes. Isso aumenta a probabilidade de sua página aparecer nos resultados quando os usuários buscam por essa palavra-chave. Para isso, faça:
- Pesquisa de Palavras-Chave: antes de definir a estrutura do URL, conduza uma pesquisa de palavras-chave para identificar as keywords relevantes para o conteúdo da página conforme a intenção do usuário. Escolha palavras-chave que sejam frequentemente usadas em pesquisas relacionadas ao seu tópico;
- Inclusão Natural: integre a palavra-chave no URL de forma natural e lógica. O URL deve refletir a hierarquia do site e o conteúdo da página de maneira coerente;
- Evite Excesso de Palavras-Chave: não sobrecarregue o URL com várias palavras-chave. Mantenha-a concisa e relevante para o tópico da página.
2. Use hífen entre as palavras para melhorar a legibilidade
O uso de hífens permite que você inclua palavras-chave no URL de forma clara e distinta. Isso ajuda os mecanismos de busca a reconhecerem as palavras-chave relevantes para o conteúdo da página.
Além disso, se você precisar redirecionar um URL no futuro, os hifens facilitam a criação de redirecionamentos 301, mantendo a associação de palavras-chave.
O uso de hífens permite que as palavras no URL sejam claramente separadas. Isso é fundamental para tornar o URL legível, pois espaços não são permitidos em URLs. Outra oportunidade é que os usuários podem identificar facilmente onde uma palavra termina e a próxima começa, o que é excelente na navegação na web.
3. Priorize URLs curtos, descritivos e em letra minúscula
URLs curtos e concisos são mais fáceis de ler e entender, afinal, os usuários podem identificar facilmente o conteúdo da página. Elas são ideais para compartilhar em redes sociais, e-mails, WhatsApp, pois ocupam menos espaço, são mais atrativas e confiáveis.
Quando descritivas e informativas, facilitam a navegação, tornando a experiência do usuário mais agradável. Os visitantes podem prever o que encontrarão na página antes de clicar no link. Em letra minúscula, ajudam a evitar problemas de sensibilidade a maiúsculas e minúsculas, que podem causar erros de digitação e confusão na web.
4. Pense no usuário e na atração por meio da SERP
Quando um usuário realiza uma pesquisa em um mecanismo de busca, a página de SERP é o que ele vê pela primeira vez. Cada resultado da pesquisa na página é uma oportunidade para atrair a atenção do usuário e encorajá-lo a clicar no seu link.
Então o seu URL merece os mesmos cuidados de um title e uma description. Devem ser relevantes, informativos e convidativos. Um URL amigável e descritivo pode influenciar a escolha do usuário. Então, evite URLs longos e confusos, priorize a legibilidade e a relevância.
5. Invista em URL amigáveis com navegabilidade
A navegabilidade no URL se refere a uma estrutura que permite que os usuários naveguem intuitivamente em seu site por meio da estrutura de diretórios e subdiretórios. Isso deve ser uma extensão lógica da organização de seu conteúdo. Quando o URL reflete a estrutura de seu site, os visitantes podem prever onde estão e para onde irão.
Como benefícios, URLs organizados fornecem uma experiência mais suave e intuitiva, ajudando os usuários a encontrar o que procuram rapidamente. Também facilitam o entendimento da hierarquia do site pelos mecanismos de busca, pois demonstra a relação entre as páginas. Para isso:
- Faça um mapeamento do site em estrutura lógica de diretórios;
- Nomeie os diretórios e subdiretórios de forma descritiva e semântica com o conteúdo ao qual estão relacionados;
- Evite profundidade excessiva e foque em versões mais objetivas;
- Se necessário, faça redirecionamentos 301.
6. Não basta o URL ser friendly, é preciso HTTPS
O HTTPS, ou Hypertext Transfer Protocol Secure, é a versão segura do HTTP, o protocolo que a web utiliza para a transferência de dados. Quando um site opera com HTTPS, significa que a comunicação entre o navegador do usuário e o servidor web está criptografada e segura. Isso é indicado na barra de endereço do navegador com um ícone de cadeado ou a palavra “Seguro”.
Não basta apenas pensar na estrutura do URL e estratégia de ranqueamento de palavras-chave! Se o seu site não for seguro, muito provavelmente o URL, assim como todo domínio, não terão relevância na amostragem da SERP.
Então, é importante integrar o HTTPS com URLs amigáveis, pois promove uma experiência de usuário coesa e segura. Quando os visitantes veem URLs amigáveis em um site seguro, eles têm mais confiança na marca.
7. Evite URLs de páginas de blog com título do post
Quando o URL da página repete o título do post, pode haver uma redundância de palavras-chave. Isso não fornece informações adicionais aos mecanismos de busca e pode até mesmo diluir o impacto das palavras-chave.
Outra situação é que títulos de postagens frequentemente contêm várias palavras, o que pode resultar em URLs longos e complicados. URLs curtos e descritivos são mais amigáveis para os mecanismos de busca e para os usuários.
Em vez de replicar o título do post no URL, escolha palavras-chave informacionais e específicas que descrevam o conteúdo da postagem.
Exemplo Eficiente: https://www.liveseo.com/meublog/dicas-de-otimizacao-seo
Exemplo Ineficiente: https://www.liveseo.com/meublog/x-dicas-de-otimização-seo-que-voce-precisa-aprender
8. Cuidado com datas! Prefira URLs amigáveis e evergreen
Conteúdo com datas visíveis nos URLs pode parecer desatualizado, o que pode afetar negativamente o engajamento, a taxa de cliques e a classificação nos mecanismos de busca. Pois, os visitantes podem assumir que informações antigas não são mais relevantes.
Caso você esteja trabalhando com conteúdos sazonais, prefira deixar o URL neutro e com descritivo apenas para o sentido do conteúdo. Ao invés de colocar /x-dicas-de-presentes-de-natal-para-2023, prefira /dicas-presentes-de-natal. Assim, você poderá continuar usando o URL para as próximas celebrações, o que influencia na relevância da página.
9. Aposte em subpastas para priorizar a relevância
Subpastas são diretórios dentro do seu site que permitem organizar conteúdo relacionado em categorias específicas. Essa organização lógica facilita a navegação para os usuários e ajuda os mecanismos de busca a compreender a estrutura e relação entre as páginas.
Como comentado, subpastas criam uma hierarquia clara e lógica para o seu conteúdo, permitindo que os mecanismos de busca entendam a relação entre diferentes seções do site. Cada subpasta pode ser otimizada para conter palavras-chave estratégicas relacionadas à categoria de conteúdo, e garantir um sinal mais forte para o ranqueamento da keyword escolhida.
A chave para URLs amigáveis é a simplicidade e a clareza!
Evite URLs complexos, longos e cheios de caracteres confusos. Em vez disso, opte por URLs curtos, descritivos e ricos em palavras-chave relevantes. Lembre-se de que o URL é a primeira impressão que os visitantes têm do seu conteúdo e que os mecanismos de busca a utilizam como um indicador de relevância.
Leia também: O que é Crawl Depth e como influencia no SEO de um site
Ao adotar URLs amigáveis, você está pavimentando o caminho para uma experiência de usuário mais eficaz e para um melhor desempenho nos resultados de pesquisa.
Até a próxima!