Entender as atualizações do algoritmo do Google é essencial para melhorar suas técnicas de SEO. Então, preparei o histórico mais completo em português sobre todos Algorithms Updates até hoje!
Ah, todas elas foram confirmadas pelo próprio Google, OK? Depois da linha do tempo, você vai ver como podemos classificar as atualizações por tipos e, claro, ao final, responderei às principais dúvidas sobre este assunto.
Acompanhe a leitura!
Google Update de 2023 a 2020
Já adianto uma coisa: nos últimos três anos, o Google fez várias atualizações no seu algoritmo a fim de melhorar a experiência do usuário — lembra que ela é um dos três pilares do SEO? Pois é.
Então, para você entender tudo, vou te mostrar todos os Google algorithm update em ordem cronológica reversa. Ou seja, do mais novo para o mais antigo. Vamos lá?
Abril de 2023: Review update
Em abril de 2023 o Google soltou uma atualização que busca recompensar avaliações de produtos que realmente agregam aos usuários. Ou seja, que tenha um conteúdo útil ao invés só de fazer um apanhado de itens.
Isso afeta os nichos de produtos, serviços, viagens , jogos, filmes etc. Diferentemente, dos updates deste tipo, essa atualização foca em todos os tipos de avaliação.
Março de 2023: Core update
Março de 2023 trouxe consigo um core update — uma atualização principal — no algoritmo do Google. De modo geral, o robozinho agora é capaz de identificar melhor um conteúdo SEO de qualidade! Tudo isso para melhorar os resultados para os usuários.
Uma das consequências dessa atualização foi uma maior volatilidade na página de resultados do Google — a SERP. Isso fica evidente tanto para celulares quanto para desktops, porque o principal buscador do mundo quer que os usuários tenham a melhor experiência possível nos dois tipos de dispositivos.
Fevereiro de 2023: Product reviews update
Entre o fim de fevereiro e o comecinho de março, o Google implementou uma atualização que buscava recompensar avaliações de produtos de alta qualidade. Então, sites que tinham esse tipo de conteúdo foram afetados positivamente.
Inclusive, como você já deve ter percebido, atender às intenções do usuário e resolver suas dores é a melhor estratégia de SEO para se destacar na SERP. De modo geral, esta atualização fez trouxe dois novos pontos:
- Mostrar experiência real com o produto;
- Trazer links de diferentes vendedores.
Dezembro de 2022: Link spam update
No finzinho de 2022, o Google anunciou uma atualização de spam por links. Esse presente de Natal veio para melhorar a habilidade que o algoritmo tem de identificar sites que compram e vendem links.
De modo geral, o Google passou a neutralizar melhor aqueles domínios que compram e vendem backlinks. Isso fez com que os sites que se beneficiavam dessa má prática de SEO tivessem perdas nos seus ranqueamentos.
Dezembro de 2022: Helpful content update
Outro presente de Natal para comunidae SEO foi a atualização de conteúdo útil do Google em dezembro de 2022. Até então, o buscador levava em conta diretrizesm para fortalecer o EAT do site — vou falar melhor dele daqui a pouco.
Em inglês, EAT é a sigla para “especialização, autoridade e confiabildiade”. A partir desta atualização, passamos a ter mais um E, de “experiência” e agora temos o EEAT.
De forma resumida, o objetivo dessa atualização é favorecer conteúdos que demonstrem experiência com o tópico. Além, é claro, da especialização, autoridade e confiabilidade naquele assunto.
Para saber mais, assista nosso webinar e entenda tudo que você precisa saber sobre o Google EEAT!
Outubro de 2022: Spam update
A atualização contra spam de 2022 foi feita para deixar o algoritmo mais inteligente em detectar spams. Simples assim.
De modo geral, quem praticava esse tipo de técnica, viu seus resultados caírem significavelmente.
Setembro de 2022: Product reviews update
Esta atualização afetou apenas conteúdos em inglês. Então, vou passar mais rápido por ela. De modo geral, ela tinha como objetivo recompensar reviews de alta qualidade.
Setembro de 2022: Core update
O core update de setembro de 2022 acabou “atropelado” pelo product reviews que acabamos de falar. Por esse motivo, ele não teve um impacto tão grande quanto o esperado para uma atualização do mesmo porte.
Agosto de 2022: Helpful content update
Em agosto de 2022 vimos a primeira atualização de conteúdo útil da história do Google. Ela tinha como objetivo garantir que os usuários vissem mais conteúdos originais e relevantes.
Em outas palavras, o Google buscava com esse update um conteúdo escrito de pessoas para pessoas. Quem já tinha um conteúdo de qualidade e que já buscava atender ao usuário — e não ao algoritmo —, não teve com o que se preocupar.
Quer entender mais? Confira nosso guia completo sobre a atualização de conteúdo útil.
Julho de 2022: Product reviews update
Em julho de 2022 o Google, mais uma vez, lançou uma atualização que favorecia avaliações de alta qualidade para produtos.
Maio de 2022: Core update
Muita gente se assustou com essa atualização do Google. Ela tinha como foco melhorar como os sistemas do buscador viam os conteúdos de modo geral.
Ou seja, esse Google update não focava em um nicho ou métrica específica. A ideia aqui era melhorar a inteligência do algoritmo. Quem disse isso foi o próprio gigante das buscas.
Março de 2022: Product Reviews Update
Mais uma vez, o Google se aperfeiçoou na hora de identificar avaliações de alta qualidade em produtos.
O próprio falou de como esse update pode afetar os resultados de busca:
- A partir dessa data as atualizações do tipo product reviews também passaram a se aplicar a listas e comparações;
- Recomendações de “melhores” coisas precisam ser justificadas;
- Avaliações separadas de diferentes produtos em listas numeradas podem ser mais benéficas para o SEO.
Fevereiro de 2022: Page Experience Update para desktop
Em fevereiro de 2022 o Google liberou uma atualização de experiência da página. Dessa vez, o buscador focou em resultados para desktop. De modo geral, os Core Web Vitals passaram a ser um fator de ranqueamento também para as versões das páginas para computador.
Com isso, as métricas como LCP, FID e CLS se tornaram muito importantes no desktop, também. Ou seja, é mais um indício de como a velocidade da página tem relação direta com o SEO.
Dezembro de 2021: Product reviews update
Assim como os outros updates de product reviews que vimos até aqui, a atualização de dezembro de 2021 também visa melhorar o ranqueamento de sites com avaliações ricas e profundas.
Na postagem sobre esta atualização, o Google introduziu duas boas práticas para avaliar produtos:
- Dê evidências da sua experiência com os produtos;
- Inclua links para diversos vendedores.
Novembro de 2021: Core update
Em novembro de 2021, o Google lançou uma atualização que afetou principalmente o nicho de saúde. De modo geral, ela tinha como objetivo, favorecer conteúdos confiáveis para os usuários.
Novembro de 2021: Spam update
A atualização contra spam em novembro de 2021 foi feita para melhorar a capacidade do algoritmo em detectar essa má prática. Na data do anúncio, o Google reforçou as boas práticas para conteúdos, também.
De modo geral, essas recomendações tinham como foco o conteúdo útil, responder aos usuários e afins. Nada muito diferente do que já estávamos acostumados, não é?
Julho de 2021: link spam update
Lá em julho de 2021, o Google passou a ser mais efetivo em identificar link spam em suas várias outras formas. Para isso, o buscador reforçou a importância de qualificar os links externos com tags específicas.
Tudo isso para evitar spam por backlinks, que é uma má pratica de SEO e que o Google está cada vez mais esperto com relação a ela.
Julho de 2021: core update
Em julho de 2021 uma atualização principal foi liberada. Porém, o próprio anunciou que a maioria dos sites não perceberiam os updates igual a outras oportunidades.
Junho de 2021: Spam update (partes 1 e 2)
Como vocês devem ter percebido, o Google dedicou boa parte das suas algorhitms updates para combater o spam. Em junho de 2021, ele soltou uma nova atualização — em duas partes — para acabar com a prática.
Em linhas gerais, a primeira delas tinha como foco combater o spam. Já segunda, tinha como principal objetivo enriquecer os algoritmos de prevenção contra spam.
Junho de 2021: Page Experience Update para celulares
A Page Experience Update para celulares — ou atualização da experiência de página, em português — fez com que os Core Web Vitals passassem a ser um fator de ranqueamento do Google.
De modo geral, as posições dos resultados mobile poderiam ser afetadas pelas métricas de LCP, FID e CLS. Não vou falar sobre elas aqui porque o post ficaria muito comprido, mas você pode entender melhor no artigo que está linkado no parágrafo anterior.
Apos essa atualização, o Google anunciou que:
- Adicionaria um relatório de Page Experience no Google Search Console;
- Removeria a exigência do AMP no Top Stories do Google Search;
- Retiraria o selo AMP;
- Suporte para SXG na Pesquisa Google.
Essa é a primeira parte da atualização que aconteceu no desktop em março de 2022.
Junho de 2021: Core update
A primeira Core Update de 2021 aconteceu em junho — que foi um período bem movimentado lá nos escritórios de Mountain View, na Califórnia, não é? — e acabou deixando algumas coisas para serem implementadas na atualização de julho do mesmo ano.
Essa atualização teve uma grande influência em sites que dependiam muito do SEO local. Inclusive, há quem faça uma relação entre a melhora nos posicionamentos com o início da reabertura na pandemia de Covid-19.
Abril 2021: Product Reviews update
A primeira atualização sobre review de produtos da história aconteceu em abril de 2021. A ideia era recompensar avaliações que agregassem algo ao usuário. Ou seja, que não fossem conteúdos rasos.
Entre todas as recomendações do Google para a avaliação de produtos, as que mais se destacam, são:
- Promover análises inspiradoras e pesquisas originais;
- Avaliações escritas por pessoas com experiência ou que sejam entusiastas no assunto;
- Explicar como um produto se diferencia dos concorrentes;
- Discutir os prós e contras;
- Identificar e apontar fatores-chave para a tomada de decisão;
- Mostrar como o produto evoluiu.
Dezembro 2020: Core update
O core update de dezembro de 2020 chegou pouco antes das festas de fim de ano e foi um belo presente de Natal na comunidade SEO. Para alguns, foi um belo presente de grego. Para outros, foi uma boa notícia.
Por exemplo, os setores mais impactados foram saúde, legislações, finanças e viagens. Em alguns casos, até domínios de educação foram afetados de alguma forma.
Maio de 2020: Core update
Logo após o anúncio do início da pandemia de Covid-19 o Google liberou uma atualização central em seu algoritmo.
Muitas pessoas acreditam que o core update de maio surgiu para atacar desinformações na área da saúde. O que faz total sentido, considerando o cenário da época, não é?
Janeiro de 2020: Core update
De maneira geral, a primeira atualização do Google desta década foi voltada para que os conteúdos atendessem à intenção de busca do usuário e aos Search Quality Rater Guidelines.
Atualização do algoritmo 2019 a 2010
A partir de agora, o texto vai fluir mais rápido. Vou explicar toda a história das atualizações do Google na década de 2010. Vamos lá?
BERT Update
O BERT é um sistema de processamento de linguagem natural que ajuda o Google a entender as variações das buscas do usuário. Isso ajuda a entregar um melhor resultado de busca.
De modo geral, o Google parou de considerar apenas palavras isoladas — ou conjuntos idênticos — nas buscas. Depois dessa atualização, o buscador passou a entender o contexto da busca.
Para entender melhor sobre esse update no algoritmo do Google, confira o nosso post com tudo que você precisa saber sobre o BERT!
Novembro de 2019: atualização de busca local
Em novembro de 2019, o Google liberou uma atualização na busca local. Para isso, o buscador começou a usar um sistema de coincidência neural. Uma inteligência artificial que ajuda o algoritmo a relacionar palavras a conceitos.
E você aí achando que o ChatGPT que começou com as buscas usando IA, hein?
Com a atualiação, o Google passou a entregar resultados mais relevantes no snippet de mapas. Por exemplo, melhorar a relação entre “border collie” e “cachorro”.
Setembro de 2019: Core update
O último core update da década aconteceu em setembro de 2019. Foi a terceira de um conjunto de três atualizações principais no algoritmo.
De modo geral, todas tinham como foco melhorar os conteúdos para que eles fossem autênticos e as páginas tivessem uma boa performance.
Junho 2019: Core update
Em junho do mesmo ano, surgiu o segundo de três updates principais. Como falei anteriormente, o Google reforçou a importância de um conteúdo rico e que atendesse aos usuários.
Junho de 2019: Diversity Update
A Diversity update de junho de 2019 foi “simples”. Ela tornou a SERP mais diversa. Ou seja, com menos chance de um mesmo site ranquear para a mesma palavra-chave.
O objetivo era trazer mais variedade para a SERP e para os usuários.
Março de 2019: Core update
Esta foi, oficialmente, o update no qual o Google mudou o nome das suas atualizações. Sem nomes específicos igual as anteriores — e como veremos daqui a pouco no post.
De modo geral, ela afetou resultados e indexação em todo o mundo. Apesar disso, os maiores impactos notados foram em sites do nicho da saúde.
Setembro de 2018: Core update
De forma retroativa, o Google também confirmou um update no algoritmo em setembro de 2018. As mudanças percebidas foram uma consequência da atualização feita em agosto do mesmo ano.
De forma geral, foi uma atualização “pequena” no sistema que o buscador organiza e classifica as páginas que ficarão na SERP.
Agosto de 2018: Medic update
Para alguns, essa atualização foi chamada de Medic Update. Porque o pbejtivo dela, pelo que a comunidade de SEO mundial percebeu, tinha como foco sites médicos e da saúde. Principalmente aqueles que não trabalhavam o EAT da maneira correta.
Sabia que em momentos pós atualizações do Google é ideal monitorar a SERP? Para entender como fazer isso, veja nosso post que mostra as melhores ferramentas para monitorar a página de resultados!
Abril de 2018: Core update
Apesar de ter sido chamada de uma atualização central no algoritmo do Google, esse algorithm update causou pouco burburinho na comunidade de SEO.
Março de 2018: Core update
Por outro lado, em março de 2018, o Google liberou uma atualização que tinha como foco beneficiar páginas que não eram bem recompensadas.
Durante o período da atualização, o Google testou várias visualizações em alguns resultados. Com eles, o usuário teria apenas respostas diretas, sem resultados da internet. O experimento não foi muito adiante.
Janeiro de 2018: Speed update
Em janeiro de 2018 foi quando a velocidade da página em resultados mobile passou a ser um fator de ranqueamento.
Até então, o tempo de carregamento da página impactava apenas a posição das páginas na versão desktop.
RankBrain
O primeiro sistema de inteligência artificial do Google foi lançado em 2015. Ele é o RankBrain e funciona com base no deep learning. Resumidamente, ajuda o buscador a identificar palavras e conceitos relacionados a ela.
Em abril daquele ano, o Google começou a usar o RankBrain para entender melhor novas palavras-chave. O que era, em médica, 15% das buscas. Apesar disso tudo, o anúncio oficial aconteceu apenas em outubro de 2015;
2015: Mobile Friendly update
A atualização para favorecer resultados mais relevantes para buscas feitas em celulares aconteceu em 2015. Ela tem um apelido que é quase impronunciável para os falantes de língua portuguesa: mobilegeddon. Para facilitar nossa vida, vamos chamar de “mobile friendly update”.
A indexação prioritária de resultados otimizados para celulares aconteceu apenas em novembro de 2016. Porém, desde abril de 2015 o Google já estava avaliando as versões móveis das páginas.
Humming Bird
O Humming Bird foi uma das principais atualizações do Google, lançada em 2013. Basicamente, aconteceu uma reestruturação total no algoritmo do buscado e a partir disso ele ficou rápido, direto e preciso. Tal qual um beija-flor (em inglês, humming bird).
Depois desta atualização, o buscador passou a ignorar palavras que não estavam tão relacionadas com a busca do usuário. Isso significa que o Google pode lidar melhor com uma busca de linguagem natural.
Penguin update
Talvez o peguin update seja uma das atualizações mais famosas do Google. A partir de seu anúncio, lá em 2012, sites que tentavam manipular o algoritmo passaram a ser penalizados.
A partir desta atualização, sites que faziam keyword stuffing — encher o texto de palavras-chave — e linkagens apenas para SEO, passaram a ser penalizados e perderam posicionamento na SERP.
Panda update
O Google Panda update foi feito para diminuir o posicionamento de sites de baixa qualidade. Em 2011, ano do anúncio desta atualização, ao menos 11% das pesquisas foram impactadas.
Inicialmente, a atualização foi feita para pesquisas apenas em inglês. Depois disso, foi liberada para o restante do mundo.
Page Layout Algorithm Improvement
A atualização Page Laout Algorithm Improvement, de 2012, passou a encorajar sites a colocar mais conteúdo original acima da primeira borda — que é o local de maior interesse da página.
Ou seja, sites que tinham anúncios grandes demais na primeira dobra podem ter suas posições pioradas.
Caffeine update
O Caffeine update, que aconteceu entre 2009 e 2010, tinha como objetivo fazer o rastreador do Google desobrir e indexar novas páginas de forma mais rápida. Assim, os usuários conseguiriam ter acesso às últimas informações de forma mais ágil.
Ao contrário do que pode parecer, o Caffeine update foi uma mudança no sistema de indexação do Google, não nos seus fatores de ranqueamento.
Mayday update
Com a atualização Mayday, de 2010, as keywords de cauda longa passaram a ser mais afetadas. Ou seja, palavras-chave mais específicas. O Google tinha como intuito entregar melhor qualidade e resultados mais relevantees aos usuários.
Atualizações de 2009 a 2003
Chegou a hora de conhecermos as primeiras atualizações do Google, lá de “quando tudo era mato”. Ou seja, de 2009 a 2003. Vamos lá?
Vince update
Entre janeiro e março de 2009 aconteceu a atualização chamda de Vince. Nessa época, os usuários viram grandes marcas dominando as SERPs para palavras-chave de alto volume.
Matt Cutts, do Google, disse que não era uma atualização no algoritmo, apenas uma mudança. Além disso, ele explicou que o buscador não estava favorecendo as grandes marcas, mas sim, dando preferência para sites com boa confiabilidade, autoridade e reputação.
Curiosidade: O nome “Vince” para esta atualização foi dado por conta do engenheiro do Google que encabeçou e mais trabalhou no projeto.
Bigdaddy update
Em 2005, a atualização Bigdaddy foi um upgrade nos softwares do Google. Apesar disso, a comunidade SEO relata que esta atualização foi voltada para penalizar sites que faziam spam de links.
Jagger update
Em 2005, o Jagger upgade foi voltado para penalizar sites que faziam cloaking. Uma má prática de SEO que usa textos ocultos e redirects tardios para mostrar conteúdos distintos para o usuário e para o rastreador do Google.
Além disso, com essa atualização de algoritmo, o Google passou a diminuir o posicionamento de páginas que:
- Tinham conteúdo duplicado em diversos domínios;
- Continham links para páginas que mudavam conforme a localização geográfica ou criadas apenas para ranqueamento;
- Backlinks que não eram naturais.
Florida update
Em 2003, a Florida update foi desenvolvida para prevenir algumas manipulações do algoritmo do Google. Por exemplo:
- Incluir links apenas com a finalidade de ranqueamento;
- Práticas de keyword stuffing.
Fritz update
A atualização Fritz aconteceu em 2003 e foi uma das primeiras vezes que os posicionamentos passaram a mudar diariamente.
Até então, as flutuações da SERP aconteceriam na chamada “Dança do Google”, que durava entre seis e oito dias. A página de resultados se mantinha a mesma até a próxima dança.
Boston update
A primeira atualização nomeada do Google aconteceu em 2003. Ela alterou a forma com que o buscador indexa páginas.
Tipos de atualizações de algoritmo
Oficialmente desde 2020, o Google divide suas atualizações em seis categorias diferentes. Veja cada uma delas e quais são seus objetivos principais:
1. Atualizações principais (Core Updates)
As atualizações principais ou Core Updates são mudanças significativas nos algoritmos de busca do Google. Ao invés de atacar apenas uma questão, elas são uma melhoria geral na forma com a qual o buscador classifica os resultados.
Como você pode imaginar, ela tem como principal objetivo melhorar os resultados para os usuários.
Atenção: se seu site foi afetado por um core update, não significa que aconteceu uma violação nas boas práticas do Google. Talvez seus concorrentes estão se saindo melhor que você em algum quesito.
2. Atualizações de spam de link (link spam update)
Link Spam updates, como o próprio nome indica, são focadas em penalizar sites que recorrem a essa prática.
Esse tipo de atualização tem como objetivo fazer o Google ser melhor em identificar links que são colocados com a inteção de manipular o algoritmo. O que pode incluir (mas não apenas):
- Compra de links com propósito de ranqueamento;
- Links em redes privadas de blogs, as PBN;
- Backlinks autogerados.
3. Atualizações de spam (spam updates)
Este tipo de atualização é desenvolvido para fazer o rastreador do Google mais inteligente na hora de identificar conteúdos de spam e más práticas de SEO. Alguns exemplos são:
- Cloacking, que é mostrar um conteúdo diferente para o usuário e para o buscador;
- Keyword stuffing, que é encher o conteúdo da palavra-chave em foco, de maneira não natural;
- Plágio, conteúdo copiado de outros sites.
4. Atualizações de revisões e análises de produtos (reviews e product reviews updates)
O objetivo deste tipo de atualização do Google é recompensar conteúdos originais feitos sobre produtos e que realmente ajudam as pessoas a tomarem decisões.
As boas práticas para se sair bem nesse tipo de atualização é avaliar um produto na perspectiva do usuário. Ou seja, dar evidências da experiência naquela avaliação e explicar como ele se destaca dos seus competidores.
5. Atualizações de conteúdo útil (helpful content)
As atualizações de conteúdo útil, o helpful content, são refinamentos no sistema de identificação do Google.
De modo geral, o objetivo é recompensar sites que oferecem uma boa experiência e realmente ajudam aos usuários. Para isso, é necessário:
- Escrever um conteúdo original;
- Ter conteúdos escritos para pessoas, não buscadores;
- Responder à intenção de busca do usuário.
6. Atualizações da experiência da página (page experience updates)
Este tipo de atualizações do Google tem como foco recompensar páginas que têm uma boa experiência do usuário (UX). Por exemplo, sites rápidos, seguros e com boas versões mobile.
Você já conhecia tudo isso sobre as atualizações do Google? Então, caso queira conhecer mais sobre o universo de SEO, continue em nosso blog!
Além disso, a seguir, vamos responder às principais dúvidas sobre os updates do Google. Confira!
FAQ liveSEO para você entender ainda mais os Updates do Google
Agora que você já sabe tudo sobre todas as atualizações do Google, vamos responder às principais dúvidas sobre os updates. Acompanhe!
O que é o Google Update?
Google Update são atualizações do Google. Simples assim. Atualmente, elas se dividem em seis tipos: core update, link spam update, spam update, review update, helpful content update e page experience update.
Para que serve o Google Update?
O Google Update serve para melhorar a experiência dos usuários. Afinal a missão do Google é “organizar as informações disponíveis no mundo e torná-las acessíveis e úteis para todas as pessoas”.
Por que o Google atualiza seu algoritmo?
O Google atualiza o algoritmo para deixar seu robô mais “inteligente” e recompensar aquelas pessoas que fazem SEO pensando em tirar as dúvidas do usuário. Basta lembrar que o foco do buscador é deixar as informações o mais objetivas possível.
Como eu aprendo sobre as atualizações do Google?
O melhor lugar para aprender sobre as atualizações do Google é aqui no blog da liveSEO. Além disso, nós te ensiamos outras coisas relacionadas à otimização dos mecanismos de busca.
Qual foi a última atualização do Google?
Até agora, a última atualização oficial do Google foi um review update, liberado em abril de 2023.
Como saber se as atualizações do Google afetam meu site?
Para saber se as atualizações do Google afetam seu site, é necessário ficar de olho nas métricas de acesso. Por exemplo, saber usar o Google Search Console e entender se uma variação nos acessos foram devidas a um update.
E, então, gostou de entender mais sobre como o Google faz suas atualizações? Caso queira otimizar seu site para que ele tenha uma alta performance de SEO, entre em contato conosco!
Até a próxima!