O Google é um dos maiores outdoors digitais para marcas que buscam se aprofundar no estudo das keywords mais pertinentes ao seu nicho e que fazem isso de forma constante e escalável. No entanto, para fazer uma pesquisa avançada de keywords, é preciso entender alguns aspectos básicos, como:
- Existem diferentes tipos de keywords e cada um deles corresponde a uma intenção de busca específica;
- Para traçar uma estratégia de conteúdo assertiva é necessário ter um público alvo claro;
- Encontrar as palavras-chave é o primeiro passo do desenvolvimento de um cronograma de postagens que também exige planejamento e constância;
- Usar as ferramentas SEO corretas pode te fornecer insights para a criação de conteúdo em vídeo, posts, categorias e até mídias sociais.
Lembre-se: o SEO é uma estratégia extensa e complexa, que funciona a médio e longo prazo. Os resultados virão a partir de estratégias técnicas e de conteúdo executadas simultaneamente. Nesse sentido, essas duas partes são dependentes uma da outra!
Pensando em tudo isso, selecionamos as principais ferramentas para pesquisa de palavras-chave e análise de conteúdo SEO. Na nossa lista você irá encontrar algumas opções pagas e outras gratuitas. Esperamos que – de acordo com o orçamento do seu negócio – possamos te ajudar a encontrar o mecanismo que mais faça sentido à sua realidade.
1. Ahrefs
O Ahrefs é uma das principais ferramentas SEO do mundo! Ele foi criado em 2011 e, no início, era utilizado quase exclusivamente para o desenvolvimento de estratégias de criação e acompanhamento de backlinks.
Com o passar dos anos, os recursos da ferramenta foram sendo desenvolvidos, chegando ao ponto de oferecer ao usuário uma plataforma precisa, que pode ser utilizada com facilidade na construção de qualquer método de conteúdo.
O Ahrefs é uma escolha poderosa para profissionais de SEO que procuram uma ferramenta abrangente que vai além da pesquisa de palavras-chave. Sua base de dados extensa, análise de SERPs, monitoramento de posições e funcionalidades de análise de backlinks o tornam uma opção valiosa para otimização de sites.
Para entender como usar a ferramenta para aperfeiçoar a sua pesquisa de palavras-chave, acesse nosso conteúdo sobre como usar o Ahrefs para estratégias de Conteúdo SEO.
2. SEMrush
Considerada uma das melhores ferramentas do ramo, o SEMrush é bastante preciso, super intuitivo e fácil de usar. É ideal para quem procura ter a concorrência em suas mãos para desenvolver planos estratégicos eficientes no conteúdo.
Além de encontrar dados relevantes sobre as palavras-chave de seu interesse, o SEMrush também oferece relatórios que demonstram os investimentos em Ads de seus concorrentes e qual é o retorno pago e orgânico do site deles.
Essa também é uma ferramenta paga, para usá-la é necessário investir mensalmente. Agora, que tal conhecermos uma opção grátis? Vamos lá!
3. Google Trends
Você tem interesse em descobrir as métricas dos tópicos mais buscados recentemente no mundo? Então, o Google Trends pode ser tudo o que você precisa! Por meio dele, você terá acesso a dados como a quantidade de pesquisas e também localização em que o tema é mais procurado.
Tudo o que você precisa fazer é acessar a página e inserir o termo a ser pesquisado. Em segundos você terá em mãos um mapeamento dos níveis de interesse do usuário naquela palavra-chave ao longo dos dias.
Ainda na mesma página, a ferramenta mapeia alguns termos relacionados à keyword pesquisada, mostra o nível de interesse em cada região do país e sugere outras buscas que possam te interessar. Tudo isso gratuitamente. Legal, não?
Você também pode se interessar em entender como trabalhar o conteúdo sazonal de acordo com as boas práticas do SEO. Leia nosso conteúdo.
4. Answer the public
“Encontre o que as pessoas estão buscando”. É assim que o Answer the public se define. Na prática, funciona exatamente dessa forma: você irá encontrar perguntas populares para a palavra-chave que buscar, além de comparações entre termos opostos, proposições pertinentes à keyword e sugestões de pesquisas relacionadas.
Inicialmente, a enxurrada de informações pode nos confundir um pouco, mas a plataforma é bem dividida, dando uma ideia prática de como utilizar cada campo. Nesse caso, não temos a análise histórica dos termos pesquisados nem a auditoria dos sites correntes, no entanto, trata-se de uma ferramenta simples e gratuita, o que pode ser ideal para estratégias básicas.
5. Keyword Tool
Ao pesquisar por uma palavra-chave no Keyword Tool, você pode ter acesso a mais de 750 sugestões de termos relacionados. A ferramenta é totalmente voltada para a produção de conteúdo, assim, disponibiliza número de buscas, questões sobre o tema e até preposições.
É uma ótima ferramenta para potencializar a estratégia de Tópic Cluster, já que a amostragem traz a relação entre o termo busca e principal com outros que têm relação semântica.
Por lá, você também consegue segmentar sua busca por meio dos buscadores. Ou seja, é possível escolher entre visualizar os resultados do Google, Bing, Youtube, Instagram, entre outros. Apesar de ser uma alternativa gratuita, para aproveitar todos os recursos da ferramenta é preciso fazer o upgrade para a versão paga.
6. Google Keyword Planner
Durante muito tempo o Google Keyword Planner foi considerado um grande método para a pesquisa de palavras-chave e aumento de tráfego. No entanto, desde que ele parou de apontar exatamente o volume das keywords e passou a oferecer intervalos bem relativos, muitos profissionais deixaram de usá-la.
Porém, utilizando as técnicas corretas, é possível aproveitar tudo o que essa ferramenta tem de melhor – e de maneira gratuita! O potencial do Google Keyword Planner (GKP) ainda é o mesmo, tanto na exibição de expectativas de tráfego quanto nos dados numéricos de cada termo.
Para entender como acessar a ferramenta e aproveitar suas principais funções de forma gratuita, acesse o Guia Prático sobre GKP elaborado pelo Ahrefs Group!
7. Ubersuggest
O Ubersuggest foi desenvolvido para a pesquisa de palavras-chave. Marcas que precisam traçar planos de ação sobre um nicho específico podem utilizar essa ferramenta gratuita sem medo de errar! Com ela, também é possível encontrar trends essenciais do mercado, entender o keyword difficulty e observar os URL indexados, tudo isso gratuitamente.
8. SERProbot
Essa é uma ferramenta SEO pouco conhecida pelo público brasileiro, no entanto, pode ser muito útil para a verificação da posição do seu site no ranking da SERP. Além de tudo, ela é bastante rápida e precisa, ideal para projetos menores, que exigem agilidade durante as análises.
Para utilizar o SERProbot é preciso fazer um cadastro no site. Feito isso, você terá acesso a diversos dados relacionados à SERP. Com eles, fica muito mais fácil traçar estratégias para atuar frente aos domínios concorrentes.
Nesse caso, os resultados exibidos são coletados em tempo real, com dados totalmente transparentes.
9. Also Asked
Manter um conteúdo constante, bem estruturado e relevante exige mais que simplesmente entender aspectos técnicos de táticas on-page e off-page, é preciso se dedicar em todos os níveis.
O Also Asked, ferramenta gratuita de SEO, te ajuda a chegar mais perto da intenção de busca dos usuários, fator importante para um bom posicionamento. Seu foco também está em responder às perguntas dos usuários, algo essencial para a produção de um conteúdo que agregue valor!
10. WordStream
Por fim, temos a WordStream, um dos mais populares mecanismos gratuitos de análise e pesquisa de palavras-chave. Todo esse sucesso está fortemente atrelado ao fato de que essa ferramenta oferece long tails super diversificadas, mais específicas que as opções fornecidas por outras plataformas gratuitas.
A WordStream é bastante útil para a pesquisa de palavras-chave, porém pode oferecer alguns problemas para o planejamento de conteúdo, já que não fornece dados essenciais, como o volume e a concorrência de cada keyword. Para ter acesso a essas métricas, é preciso pagar.
11. Moz Keyword Explorer
O Moz Keyword Explorer foi desenvolvido pela Moz, uma empresa de software especializada em serviços e ferramentas para otimização de mecanismos de busca (SEO). A ferramenta vai além do simples volume de pesquisa, oferecendo métricas de dificuldade e oportunidade.
É ótima para insights detalhados sobre a concorrência para palavras-chave específicas, ajudando a entender o cenário competitivo e identificar oportunidades de se destacar. Veja os prós e contras:
12. Google Search Console
O Google Search Console é uma ferramenta essencial oferecida pelo Google, projetada para ajudar proprietários de sites, desenvolvedores e profissionais de SEO a monitorar e otimizar o desempenho de seus sites nos resultados de busca do Google.
A ferramenta oferece dados diretamente do Google, como detalhamento de palavras-chave que mais trazem tráfego para o site, além de trazer informações sobre indexação, velocidade de carregamento das páginas, dentre outras.
Apesar de algumas limitações nos detalhes de palavras-chave, o acesso a dados precisos do Google e a possibilidade de corrigir problemas rapidamente tornam o Search Console uma peça central na caixa de ferramentas de qualquer profissional de SEO.
13. Google Ads
O Google Ads, anteriormente conhecido como Google AdWords, é a plataforma de publicidade online do Google que permite criar anúncios e exibi-los nos resultados de pesquisa do Google, em sites parceiros e em vídeos no YouTube.
Utilizar o Google Ads para pesquisa de palavras-chave é uma abordagem estratégica para quem busca visibilidade imediata nos resultados de pesquisa do Google.
Apesar de não ser uma ferramenta focada em tráfego orgânico, o Google Ads pode ser um aliado para potencialização de posições orgânicas na SERP. Contudo, é necessário gerenciar o orçamento disponível para o marketing, já que ela atua por meio de uma modelo de pagamento por clique (PPC).
14. Keywordtool.io
O Keywordtool.io é uma ferramenta online que se destaca na geração de sugestões de palavras-chave, oferecendo uma variedade de funcionalidades para impulsionar estratégias de SEO e marketing de conteúdo. Usa fontes de dados diversificadas, incluindo Google, YouTube, Bing, Amazon e outros, proporcionando uma visão completa das palavras-chave relevantes em várias plataformas.
Oferece insights sobre tendências de pesquisa e gera perguntas relacionadas, permitindo que os usuários explorem temas específicos e antecipem as necessidades e dúvidas da audiência.
15. SpyFu
O SpyFu oferece uma análise detalhada das estratégias de SEO dos concorrentes, incluindo as palavras-chave que estão direcionando tráfego para seus sites, os anúncios que estão executando e seus posicionamentos ao longo do tempo.
Além de analisar concorrentes, o SpyFu gera sugestões de palavras-chave que podem ser lucrativas para o seu negócio, ajudando na expansão e otimização da sua própria estratégia de SEO.
Quer entender como criar conteúdo que encante o usuário? Assista nosso webinar de SEO sobre como trabalhar o UX na redação para motores de busca.
16. WebPeak
A WebPeak é uma plataforma multifuncional de SEO (Search Engine Optimization) que oferece uma variedade de ferramentas para impulsionar a presença online, otimizar sites e melhorar o desempenho nos motores de busca.
Além disso, os relatórios gerados são personalizáveis, permitindo que os usuários destaquem métricas específicas e apresentem informações de forma clara para as partes interessadas.
17. QuestionDB
Assim como o Also Asked, a ferramenta Question DB pode ser usada para pesquisa de perguntas relevantes sobre uma determinada palavra-chave.
Para além da estratégia de FAQ para conteúdos mais ricos, a ferramenta também é ótima para criar uma lista de keywords de Topic Cluster. Apesar de não ser tão popular, pode ser uma alternativa eficiente, principalmente se os seus créditos do Also Asked acabarem.
18. Soovle
O Soovle é uma ferramenta de pesquisa que se destaca ao proporcionar uma experiência de busca simultânea em múltiplos motores e plataformas, como Google e Bing, oferecendo uma visão abrangente dos resultados. É ótima para checar as intenções de busca e garantir que o conteúdo seja assertivo e mais resultados de pesquisa.
Ao abranger diversas fontes, o Soovle pode ajudar a identificar tendências emergentes e populares em tempo real para conteúdos mais relevantes e que atendam a intenção do usuário. Os profissionais de SEO podem usar essas informações para ajustar suas estratégias de conteúdo e manter-se atualizados com as demandas e interesses do público.
19. Página de SERP do Google
Apesar de não ser bem uma ferramenta, a página de SERP do Google pode ser usada de forma estratégica na construção de estratégias de conteúdo SEO. Explorar a SERP não apenas ajuda na identificação de palavras-chave relevantes, mas também fornece insights sobre a intenção do usuário e a concorrência.
Pense bem, qual o melhor lugar para se aprofundar em estratégias SEO do na própria SERP? Pois é, por meio da página de resultados do Google, você pode realizar:
- identificação e validação de palavras-chave principais;
- pesquisa de perguntas e intenções do usuário com base em uma palavra-chave principal;
- análise de conteúdo e formato, como no caso de blogposts lista, guias, passo a passo, etc;
- estudo de sinônimos e variações de keywords para ampliação do campo semântico;
- monitoramento de resultados para uma determinada busca;
- e muito mais.
Ao entender a SERP, você estará em uma posição mais forte para criar conteúdo relevante, atrair tráfego qualificado e melhorar o desempenho geral do seu site nos motores de busca. Aqui no blog da live temos um webinar exclusivo que vai te ajudar a preparar as melhores estratégias de SEO para ranquear nos resultados de pesquisa do Google. Aproveite para assisti-lo!
E então, gostou deste post? Esperamos que agora fique mais simples encontrar a ferramenta ideal para te ajudar a fortalecer o tráfego do seu site! Para continuar crescendo e aprendendo sobre esse universo, conheça também os 10 erros mais comuns de SEO!